Os ministros da União Europeia (UE) farão nesta terça-feira (4) uma tentativa final de aprovar uma nova meta climática, em meio a intensas negociações de última hora. O objetivo é evitar que o bloco chegue à COP30, no Brasil, sem avanços concretos.
A falta de consenso poderia enfraquecer a posição da UE nas discussões internacionais, que exigem compromisso das principais economias com a luta contra as mudanças climáticas. Em setembro, os países membros não conseguiram definir uma meta para 2040, deixando o tema em aberto às vésperas da conferência em Belém.
Segundo Wopke Hoekstra, responsável pela política climática da UE, “o cenário geopolítico raramente foi mais complexo”, mas há confiança de que um acordo será alcançado. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se reunirá com líderes mundiais na COP30 na próxima quinta-feira (6).
A União Europeia reafirma seu compromisso com o multilateralismo e com o Acordo de Paris, buscando mostrar liderança global mesmo diante de desafios políticos internos e externos.
