quinta-feira, 7/08/2025

Senado cria comissão para frear tarifaço dos EUA

Nelsinho Trad e Tereza Cristina lideram missão oficial em Washington para negociar sobretaxas de até 500% sobre produtos brasileiros.

Foi instalada nesta quinta-feira (7) a Comissão Temporária Externa do Senado para negociação econômica com os Estados Unidos. A comissão, que tem como presidente o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e como relatora a senadora Tereza Cristina (PP-MS), busca evitar um tarifaço sobre produtos brasileiros.

A primeira ação do grupo foi uma missão oficial a Washington entre os dias 28 e 30 de julho. Durante as reuniões, parlamentares americanos alertaram que países com relações comerciais com a Rússia — especialmente no setor de petróleo — podem sofrer tarifas de até 500%.

Nelsinho destacou que a política externa brasileira está no centro do debate e comunicou ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre o posicionamento norte-americano.

Um decreto do presidente Donald Trump, assinado em 30 de julho, já determinou tarifas de 50% para vários produtos brasileiros, com início das cobranças em 6 de agosto. Celulose e ferro-gusa, no entanto, ficaram de fora da taxação adicional.

O Senado brasileiro deve acompanhar de perto as tratativas, que podem impactar fortemente as exportações de Mato Grosso do Sul — especialmente no setor de carnes.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Prefeitura reúne forças institucionais para dar início às celebrações dos 126 anos

Em um gesto que simboliza a boa articulação entre os poderes e reforça a parceria institucional em prol do desenvolvimento de Campo Grande, a...

80 anos do ataque nuclear a Hiroshima e Nagasaki

No dia 6 de agosto de 1945, Hiroshima se tornou o palco do primeiro ataque nuclear da história, seguido três dias depois por Nagasaki....

Procon de Mato Grosso do Sul lança ação conjunta para garantir atendimento digno a públicos prioritários

Parceria estratégica, a ser lançada nesta quarta-feira (6), unirá o Procon Mato Grosso do Sul, a 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do...

Ibama apreende 201 cavalos-marinhos enviados ilegalmente aos EUA

O Ibama apreendeu 201 cavalos-marinhos secos que estavam sendo exportados ilegalmente para os Estados Unidos. A ação ocorreu no Centro de Tratamento Internacional dos...