quarta-feira, 17/09/2025

Semana pra Dança: grupo corumbaense celebra cultura pantaneira com espetáculo ‘Comitiva Esperança’

Na noite de terça-feira (1º), como parte das atrações da 13ª edição da Semana Pra Dança, o grupo Oficina de Dança de Corumbá apresentou o espetáculo “Comitiva Esperança” no Armazém Cultural, em Campo Grande.

Com 12 bailarinos, o grupo corumbaense retrata, por meio da coreografia, o dia a dia do homem pantaneiro, destacando seus costumes, danças e músicas, influenciados pela Bolívia e Paraguai. Uma das marcas da apresentação é o figurino dos dançarinos, inspirado em trajes típicos da região do Pantanal com desenhos que retratam a fauna pantaneira, como o tuiuiú, a arara-vermelha e a onça-pintada, além de outros elementos, como o Trem do Pantanal e a viola de cocho.

A coreografia, concebida por Joilson Cruz, faz referência à tradicional festa folclórica do Banho de São João, passando por ritmos sul-mato-grossenses e músicas de renomados artistas do Estado, como Almir Sater, Grupo Acaba, Guilherme Rondon, Tetê Espíndola e Dino Rocha. Criado em 1999, o projeto é mantido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. 

O coordenador da Oficina de Dança de Corumbá, Edelton Mendes Amorim, de 34 anos, explicou sobre a composição da apresentação. “O espetáculo ‘Comitiva Esperança’ foi pensado para exaltar as belezas de Mato Grosso do Sul, retratando nossa fauna, flora e as músicas tradicionais da nossa terra, como as de Delio e Delinha, Grupo Acaba e Almir Sater. Usamos as violas de cocho, que são patrimônio imaterial tombado, e trazemos referências da dança paraguaia e da Cúmbia boliviana, além de encenarmos o Banho de São João, como acontece na ladeira em Corumbá”.

Antes do espetáculo de dança, também foi ministrada oficina de Siriri e Cururu. “Fizemos uma oficina de Siriri e Cururu e uma apresentação do Siriri com música ao vivo para os alunos. Na oficina, falamos um pouco sobre a diferença entre o Siriri de Mato Grosso e o Siriri de Mato Grosso do Sul, além das cantigas, do funcionamento, das vestimentas e do Banho de São João, que é quando realizamos a dança do Siriri. Durante o Banho de São João, os cururueiros fazem a roda do Cururu, erguem o mastro que homenageia São João e realizam o ritual de banho no Rio Paraguai”, destacou Edelton.

Adilson da Costa, aposentado de 65 anos, emocionou-se ao assistir à apresentação: “Eu adoro essa cultura da minha terra, fico maravilhado, cheguei a chorar de emoção. É muito rica nossa música, com vários gêneros musicais e danças tradicionais do nosso estado. Fico feliz porque, desde a minha adolescência, curto essas danças folclóricas e vejo que ainda estão vivas e fortes. Além disso, o espetáculo é gratuito, proporcionando acesso à cultura do nosso povo e permitindo que ela seja passada para as próximas gerações. É importante não deixar essa cultura morrer”.

A Semana pra Dança 2024 acontece de 30 de setembro até 6 de outubro. A programação completa de oficinas, espetáculos, coreografias e festa pode ser conferida neste link. Os ingressos para os espetáculos são gratuitos e serão liberados sempre 30 minutos antes de cada apresentação. 

O evento é realizado pelo Colegiado Estadual de Dança de MS, Associação Arado Cultural, FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Acompanhe a programação diária pelos perfis oficiais no Instagram da Fundação de Cultura de MS, da Arado Cultural e Semana pra Dança.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mutirão “Todos em Ação” leva mais de 300 serviços gratuitos ao Bairro Noroeste neste sábado 

No próximo sábado, dia 20 de setembro, mais uma edição do Mutirão “Todos em Ação”, leva mais de 300 serviços gratuitos aos moradores do...

Ronilço Guerreiro destaca importância de convênio entre prefeitura e fecomércio para revitalização do Horto Florestal

O Sistema Comércio, formado pela Fecomércio-MS, Sesc e Senac, assinou nesta semana convênio com a Prefeitura de Campo Grande para assumir a administração e...

Aparecida do Taboado: Coronel David anuncia apoio à Apae e novas ações de segurança

O deputado estadual Coronel David (PL) cumpriu agenda em Aparecida do Taboado, onde se reuniu com lideranças políticas, empresários e representantes da segurança pública....

BELA VISTA: Novo trajeto da tubulação garante mais segurança contra enchentes

Mais do que infraestrutura, essa mudança simboliza cuidado, planejamento e respeito com o futuro de Bela Vista. Uma cidade que cresce ouvindo sua gente...