segunda-feira, 10/11/2025

Rodolfo Nogueira pressiona Fávaro e entrega nas mãos de ministro projeto com apelo à securitização de dívidas

O parlamentar alerta sobre saúde mental dos produtores rurais e pede celeridade

Durante a sessão que ocorreu na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), nesta quarta-feira (28), o presidente da comissão deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) entregou em mãos Projeto de Lei de sua autoria ao ministro da Agricultura Carlos Fávaro. A proposta é um apelo à securitização das dívidas de produtores rurais.

“O agro não pode mais esperar e não tem mais esse prazo para esperar. O Ministério da Agricultura tem poder para realmente interceder junto ao governo federal para que essa prorrogação ou repactuação de dívidas seja concreta. Nós já estamos começando, praticamente, a safra de soja novamente e sem o governo federal liberar o Plano Safra de 2025, ou seja, o produtor está endividado e não tem crédito hoje liberado e o pior de tudo, ministro, é que não tem nenhuma saída para esse produtor, nós estamos vendo uma depressão chegar no homem do campo. Produtores do Rio Grande do Sul se suicidando, essa é a realidade do campo hoje, 16 suicídios, isso é muito sério, é a saúde mental, é o sustento da família, é o giro da economia nesses locais, enfim, é tudo isso que temos que nos preocupar e nós pedimos uma urgência nessa securitização, nessa repactuação”, afirmou Nogueira.

Rodolfo presidiu a sessão que durou mais de três horas consecutivas. Mais de 20 parlamentares participaram com perguntas direcionadas ao ministro Fávaro que foi convidado à prestar esclarecimentos sobre a alta dos preços dos alimentos.

“O campo está em crise e essa crise tem nome, tem rosto e tem consequências que não podem mais serem ignoradas. Em MS, no meu estado, os produtores acumulam prejuízos graves provocados por anos consecutivos de safras frustradas, desde a safra 21/22, fora as geadas que prejudicaram as safrinhas, as safras todas foram frustradas pela estiagem severa e agora nas safras 23/24 e 24/25 a escassez de chuva elevou ainda mais o desespero no campo comprometendo lavouras e a qualidade do solo”, reforçou Nogueira.

O presidente ratificou sobre a situação do agronegócio no MS. “Essa repetição de quebras de safras tem um efeito devastador, a situação do endividamento dos produtores rurais em MS é alarmante e exige medidas urgentes para garantir a sustentabilidade do setor agropecuário”.

Nogueira apresentou dados recentes do Serasa que demonstram que o número de pedidos de recuperação judicial cresceu mais de 600% no MS. “Além disso, a cada dez solicitações de RJ em todo território nacional quatro são provenientes do MS ou do MT, isso é um sinal claro de que o setor está no limite e não suporta mais um ciclo sem respostas concretas”, alertou.

Sobre a medida do governo federal, de aumentar o IOF, Nogueira lembrou também que os produtores estão endividados com bancos, cooperativas e fornecedores e que a situação vai piorar com o aumento desse imposto. “O Brasil precisa entender que, quando o produtor quebra, ele não leva consigo apenas a sua propriedade, quebra junto a economia de uma região, comércio local, as cooperativas, os transportadores e gera desemprego. O agro é a base de centenas de municípios do interior do Brasil, aqui do meu estado é a a base de 100%”, explicou.

E para finalizar, o parlamentar disse ao ministro que a securitização das dívidas não é um favor, e sim uma resposta justa e urgente a maior crise dos últimos anos.

“O senhor sabe disso e tem conhecimento, trajetória e responsabilidade para encaminhar essa medida junto com o Ministério da Fazenda. A Comissão de Agricultura dessa casa está pronta para colaborar para mediar, para construir uma saída para esse problema. O tempo está se esgotando, o plantio não espera, o agro não pode parar e os produtores, esses homens e mulheres que trabalham de sol a sol, precisam de respostas agora e é nosso dever garantir isso”.

A proposta foi encaminhada ao ministro e a matéria segue para ser analisada nas demais comissões da Casa de Leis.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

JARDIM: Estudantes participam de concurso cultural do Sicoob

Neste ano, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram com desenhos, enquanto estudantes do 5º ano concorreram com redações. Estudantes de Jardim participam de...

Emha divulga atualização sobre inscrições habitacionais

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA) informa que a abertura das inscrições para os empreendimentos Jorge Amado, Manoel de Barros e...

Hoje, MS celebra o protagonismo feminino com lançamentos literários e revista

O calendário cultural e empresarial de Mato Grosso do Sul ganha destaque nacional com dois eventos marcantes, coordenados por Juliana Aranda, nos dias 5...

Vacinação sem fronteiras: MS, PR e Paraguai assinam acordo para campanhas simultâneas de vacinação

Documento assinado durante o III Encontro Internacional de Saúde nas Fronteiras formaliza a integração de campanhas de vacinação a partir de 2026 Mato Grosso do...