domingo, 9/11/2025

Operação Codesul reforça segurança nas fronteiras e divisas no período que antecede o Carnaval

Uma megaoperação integrada entre os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi deflagrada terça-feira (25) com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado e garantir a segurança nas fronteiras e divisas estaduais durante o período que antecede o Carnaval.

A Operação Codesul, que se estenderá até a sexta-feira (28), mobiliza um efetivo de 2.367 policiais, entre militares e civis, além de um vasto aparato logístico.

A ação conjunta visa criar uma faixa de proteção contra crimes interestaduais, transfronteiriços e transnacionais, que tendem a aumentar nesta época do ano. O foco principal é o combate a ilícitos como tráfico de drogas e armas, contrabando e outros crimes que impactam diretamente a segurança pública e a realização do Carnaval.

A Operação Codesul conta com a participação de 1.757 policiais militares e 610 policiais civis, além de 672 viaturas, 78 cães farejadores, 10 drones, 8 embarcações e 1 aeronave. A estrutura robusta visa garantir a presença ostensiva das forças de segurança nas áreas de fronteira e divisas estaduais.

As primeiras 24 horas da Operação Codesul já apresentaram resultados significativos em Mato Grosso do Sul. Foram apreendidas 6 armas de fogo, 42 munições, 60 quilos de maconha e 1 quilo de cocaína, além de cigarros, bebidas, celulares e eletrônicos contrabandeados. Além disso foram apreendidos 8 veículos, sendo 2 deles produtos de furtos ou roubos.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou a importância da operação para garantir a segurança da população durante o período pré-carnavalesco. “Esta é uma oportunidade de promover segurança pública, já que no período que antecede o carnaval ocorrem crimes que vão desde a infração de trânsito até o tráfico de drogas, por exemplo. Quero agradecer a cada um que estará nesses dias, na ponta, no tático operacional levando segurança pública para a nossa população”, afirmou Videira.

Marcaram presença no lançamento da operação o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, coronel Wagner Ferreira da Silva, do Comandante-Geral da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, coronel Renado dos Anjos Garnes, e do Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio.

A Operação Codesul segue em andamento até a próxima sexta-feira (28), quando será divulgado o balanço final das ações realizadas nos quatro estados participantes. A expectativa é que a operação contribua para a redução da criminalidade e para a garantia de um Carnaval mais seguro para a população.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Gratuita para toda a população: ferramenta permite consulta ao valor de referência de imóveis em MS

A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) de Mato Grosso do Sul disponibilizou ao público a Calculadora de Valor de Referência para Imóveis, uma...

Cliente tenta esfaquear atendentes em farmácia do Carandá Bosque

Um homem de 65 anos tentou esfaquear dois atendentes em uma farmácia, na noite desta quinta-feira (6), na Rua Hiroshima, bairro Carandá Bosque, em Campo Grande. De acordo...

Fumacê percorre oito bairros nesta sexta

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya, será reforçado em oito bairros de Campo Grande, com o...

Grande final do Amadorzão LEDA promete emoção e gols neste domingo

A emoção do futebol amador chega ao seu ponto máximo neste domingo (9), com a grande final do 21º Campeonato da Liga Esportiva Douradense...