IBAMA aplicou mais de R$ 2 milhões em multas, esta semana, por infrações relacionadas ao uso inadequado de agrotóxicos em propriedades rurais de MS. Durante a operação, 28 áreas foram fiscalizadas, incluindo terrenos próximos a Terras Indígenas, em municípios como Caarapó, Dourados, Itaporã e Juti.
As infrações incluem o uso irregular de pulverização terrestre e aérea, o armazenamento inadequado de agrotóxicos e o descarte impróprio de embalagens. Além disso, foi constatada a violação da distância mínima exigida entre áreas de aplicação e residências, além da inserção de informações falsas em sistemas de controle.
A operação, chamada Xapiri, foi desencadeada a partir de denúncias ao Ministério Público Federal (MPF) e contou com a participação de várias instituições, como o MPI, Funai e PRF. O objetivo é melhorar a fiscalização e promover a destinação correta das embalagens de agrotóxicos, visando a proteção ambiental e da saúde pública, além de regularizar a atividade de produtores indígenas para garantir práticas sustentáveis.