quarta-feira, 17/09/2025

HRMS realiza ação educativa com metas da Segurança do Paciente

Na terça-feira (18), o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, promoveu uma ação educativa em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. A atividade, realizada no corredor principal do hospital, proporcionou uma experiência interativa e lúdica através de uma dinâmica denominada “Caminho da Segurança”, que envolveu colaboradores, pacientes e o público em geral.

Durante o percurso, os participantes visitaram seis estandes, cada um representando uma das metas internacionais de segurança do paciente. Os organizadores da ação estavam presentes em cada estande para orientar os participantes sobre a importância de cada meta, que incluíam:

  1. Identificação correta do paciente;
  2. Melhoria na eficácia da comunicação;
  3. Aumento da segurança dos medicamentos de alta vigilância;
  4. Garantia de cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;
  5. Redução do risco de infecções associadas aos cuidados de saúde com a técnica correta de higiene de mãos;
  6. Redução do risco de danos ao paciente decorrentes de quedas e lesão por pressão.

A iniciativa buscou reforçar, de maneira acessível e participativa, as práticas essenciais para garantir a segurança dos pacientes, um dos pilares fundamentais na prestação de serviços do HRMS. Ao final da dinâmica, os participantes foram presenteados com brindes, destacando a importância do envolvimento de todos no cuidado à saúde.

A enfermeira Simone Oliveira de Carvalho, uma das organizadoras do evento, destacou a importância da conscientização sobre o tema:

“A segurança do paciente deve ser uma prioridade em todos os níveis de atendimento. Essa ação é uma forma de sensibilizar nossos colaboradores, pacientes e o público sobre a importância de seguir essas metas. É uma oportunidade de aprendizado coletivo que, sem dúvida, impacta diretamente na qualidade dos nossos serviços.”

Já a diretora-presidente do HRMS, Dra. Marielle Alves Corrêa Esgalha, ressaltou a relevância de ações como essa no contexto da melhoria contínua dos serviços de saúde prestados pelo hospital:

“O HRMS está comprometido com a segurança e o bem-estar de todos os nossos pacientes. Iniciativas como o ‘Caminho da Segurança’ reforçam nosso compromisso com práticas de excelência e demonstram que o cuidado com a vida envolve atenção aos detalhes. Acreditamos que essa conscientização é um passo crucial para um atendimento ainda mais humanizado e seguro.”

A ação educativa reforça o papel do HRMS como referência na qualidade e segurança do atendimento em saúde no estado, promovendo a conscientização e o envolvimento de todos os públicos na busca contínua pela excelência em serviços hospitalares.

HR Notifica

A campanha este ano também trouxe uma novidade: o “HR Notifica”. Conforme o gerente de monitoramento do HRMS, Wilton Costa, o HR Notifica se trata de instrumento digital online e inovador de notificações de eventos adversos no âmbito do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. “Foi desenvolvido com a característica de facilitar e agilizar o registro dos eventos em menor tempo possível, favorecendo assim, a intervenção precoce para diminuição de danos”, afirmou.

O uso da ferramenta é simples, os profissionais podem acessar, por meio de um QR Code, a um questionário eletrônico semiestruturado, baseado nas informações necessárias para posterior inserção na plataforma obrigatória da Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA conforme a RDC nº36/2013.

O QR Code ficará afixado no rodapé dos computadores disponíveis aos profissionais da instituição, facilitando o acesso ao registro de notificações, proporcionando comodidade e aumento da adesão de notificação desses eventos, com a utilização do seu próprio aparelho celular.

“Para abranger os pacientes e familiares usuários dos serviços ofertados pelo HRMS na melhoria da qualidade do seu cuidado, está em implementação um outro QR Code específico com um questionário de linguagem simples, clara e objetiva, incentivando a participação ativa e aberta entre pacientes/familiares e o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente”, completou.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Tiantsoa Rakotomanga conquista título de simples no SP Open

A francesa Tiantsoa Rakotomanga Rajaonah, de 19 anos, brilhou no SP Open de tênis feminino ao conquistar seu primeiro título na elite mundial. Neste...

PF e SENAD intensificam combate ao tráfico na fronteira

Nesta segunda-feira (15), a Polícia Federal do Brasil e a SENAD/PY deram início à 52ª fase da Operação Nova Aliança, considerada a maior ação...

Alunos da Escola Alceu Viana brilham no programa Boca do Povo da Rádio Difusora

Na manhã desta sexta-feira (12), o programa Boca do Povo, da Rádio Difusora Pantanal FM 101.9, comandado pelo jornalista B. de Paula Filho, recebeu...

Rodolfo Nogueira apresenta emendas para incluir MS em securitização das dívidas proposta por Lula

Lula ignora o estado em medida provisória recentemente publicada O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) apresentou um conjunto de emendas à Medida Provisória nº 1.314/2025,...