segunda-feira, 17/11/2025

Dakila faz primeiro voo do “carro voador” agrícola. Estivemos lá, e mostramos para você

No início da tarde de sábado, 15 de novembro, Dakila Pesquisas e a Vertical Conect apresentaram ao grande público e à imprensa, o Skyros, primeiro “carro-voador” não tripulado para uso agrícola e totalmente elétrico. O veículo é o primeiro no mundo a ser lançado, resultado de pesquisas desenvolvidas por Dakila e Vertical Conect.

Trata-se de uma Aeronave Elétrica de Decolagem e Pouso Vertical, ou EVTOL, na sigla em inglês Electric Vertical Take-Off and Landing. Com “formato” parecido ao já conhecido drone, o Skyros tem 5 metros de envergadura e 1,25 metros de altura e 3,80 metros de comprimento, com peso total de 700 quilos e capacidade de transporte de 400 litros de qualquer tipo de insumo. Seu funcionamento é de forma remota, com estação de controle para até 20 quilômetros de distância. O Skyros pode ser configurado para voo autônomo, após mapeamento aéreo da área, sendo programado. Além da distância, horários de acionamento, decolagem e o retorno à base operacional.

A grande novidade é que estamos diante do primeiro Evtol totalmente elétrico do mundo que possui com baterias, controladores de voo, GPS integrado ao controlador de voo, softwares do sistema de voo, câmera de monitoramento, inclusive dotada de infravermelho para vôos noturnos e galão para o transporte de insumos. São 8 motores em 4 “braços” com dois motores em cada, sendo 8 hélices, 4 superiores e 4 inferiores. Os motores e as hélices são controlados por um sistema inteligente chamado ESC, que na prática é o cérebro que controla a rotação e a velocidade.

“O kayros já tem registro na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), com cadastro número PS-308202301 é já está 100% de ser oferecido ao mercado. O cálculo aproximado do valor de venda da aeronave é estimado em R$ 1.800,000,00 (um milhão é oitocentos mil Reais), o que equivale a metade do preço de uma aeronave agrícola hoje disponível no mercado que, obviamente, precisa ser acrescido o valor do pagamento do piloto”, explica José Carlos Más, sócio fundador da Vertical Connect.

O evento de apresentação e primeiro vôo aconteceu no Recanto Havalon, ao lado da Cidade Zigurats, no município de Corguinho, cerca de 120 km de Campo Grande (MS).

A apresentação do Skyros foi acompanhada e supervisionada pelo CEO do Ecossistema Dakila, Urandir Fernandes e toda a equipe da Vertical Conect. Urandir destacou que “o lançamento representa a realização de um sonho iniciado em 1992, e é a prova de que é possível disponibilizar tecnologia de ponta a um custo bem mais barato do que se encontra no mercado, e essa é a missão de Dakila, fornecer conhecimento e possibilitar à humanidade o compartilhamento do resultado dessas pesquisas, como o Skyros, por exemplo”.

Por: Rogério Alexandre Zanetti

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Forças Armadas intensificam combate a aeronaves ilegais

O Tucano iniciou a identificação da aeronave suspeita, que não respondeu às tentativas de comunicação, sendo obrigada a pousar em uma área aberta ao...

As Dez Mais

Sexta, 14 de novembro de 2025. HOJE É DIA DA ALFABETIZAÇÃO Faltam 41 dias para o Natal Manchete do Correio do Estado: “Fações criminosas “entram” no contrabando de...

Prefeitura publica calendário escolar da Reme para 2026

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou em edição Extra de Diogrande de n. 8.126 dessa...

NOVA ALVORADA DO SUL: Encontro de relíquias lotou o Parque Nelson Tereré com Música e Memórias

O Encontro de Relíquias movimentou o Parque Nelson Tereré neste sábado (15), reunindo apaixonados por carros antigos, famílias e visitantes em uma tarde cheia...