terça-feira, 15/07/2025

Cultura Pantaneira: Paulo Duarte homenageia musicista corumbaense nos 100 anos de Helena Meireles

Ivi Rondon Clavijo (19), nascida e criada em Corumbá, recebeu na noite dessa terça-feira (13), por indicação do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), a medalha e diploma de honra ao mérito em celebração ao centenário de Helena Meirelles. Ao todo, 28 instrumentistas mulheres de Mato Grosso do Sul foram exaltadas, nos mais variados segmentos musicais.

A jovem pantaneira descobriu seu dom musical aos 7 anos, aprendendo Viola Caipira. Foi promovida aos ensinamentos da Orquestra Corumbaense de Viola Caipira de Corumbá, participando dos seus primeiros eventos regionais. Aos 9 anos, de forma autodidata, se dedicou a aprender violão. Aos 11 anos, se apresentou pela primeira vez cantando para o público no Festival da Canção de Corumbá.

Já aos 13, se dedicou a compor e em 2020 com a música “S.O.S Pantanal”, com forte apelo à conscientização pela preservação ambiental. A canção, composta por ela e pela mãe, alçou o nome de Corumbá ao Festival de Música Autoral do Mato Grosso do Sul – FESMORENA, conquistando o 1º lugar. Sua dedicação musical não parou por aí. Aprendeu a tocar sanfona, violino e piano.

De origem pantaneira, Ivi tem como estilo musical o sertanejo raiz, o sertanejo universitário, o chamamé, o rasqueado e o sertanejo latino. A jovem violeira já se encontrou com grandes e renomados artistas da música brasileira como Tostão e Guarany, Maiara e Maraísa, Michel Teló, João Neto e Frederico, Almir Sater e Paulo Simões. Dona de uma voz poderosa, Ivi tem se destacado no meio cultural e representado o nosso Pantanal em grandes eventos culturais, programas de tv, leilões e exposições. “Tenho muito orgulho de poder destacar o talento dessa menina que começou tão cedo a trilhar os caminhos da música. Precisamos muito reforçar mais e mais a nossa cultura”, ressalta o deputado Paulo Duarte.

Medalha Helena Meirelles

Um enaltecimento do legado feminino à música sul-mato-grossense cujos primeiros passos foram trilhados com muito sacrifício pela dama da viola, Helena Meirelles, que completaria 100 anos nesse 13 de agosto. A sessão solene na Assembleia Legislativa relembrou com muita emoção a história da violeira e destacou as mulheres instrumentistas que divulgam o nome do MS pelo Brasil e pelo mundo.

Helena saiu de casa muito cedo e casou-se por três vezes, sendo a primeira vez aos 17 anos. Mãe de 11 filhos, seguiu seu sonho de tocar nos bares e festas a polca paraguaia, rasqueado, chamamé, fandangos e outros ritmos derivados do sertanejo raiz, mas seu talento só foi descoberto pelo grande público aos 60 anos de idade.

Enfrentou com muita resiliência o preconceito e quebrou paradigmas para que gerações futuras de mulheres pudessem vivenciar o sonho de serem artistas. Perdeu o contato com a família por mais de 30 anos e ao reencontrar os entes queridos, foi incentivada por um sobrinho a gravar algumas músicas em fitas K7. As gravações foram enviadas para rádios e gravadoras, fazendo com que fosse descoberta.

O reconhecimento e sucesso veio depois da revista norte-americana Guitar Player, dedicada a instrumentos populares de corda, a escolher como musicista revelação de 1993. Sua palheta foi, finalmente posta ao lado de nomes internacionalmente famosos, como Eric Clapton, Jimmy Page e B.B King, entre os 100 melhores instrumentistas do planeta, divulgando o nome do Mato Grosso do Sul e os ritmos da terra para todo o mundo.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Palmeiras treina com reforço e quatro baixas

O Palmeiras se reapresentou nesta sexta-feira com o atacante Ramón Sosa como novidade, mas com quatro desfalques por questões físicas. O treino na Academia...

Adolescente morre após acidente de moto em Iguatemi

Um trágico acidente de moto na zona rural de Iguatemi resultou na morte do adolescente Gabriel Barrios Pereira (13). O incidente ocorreu na noite...

Mais de 15 milhões são garantidos para Aparecida do Taboado através do MS Ativo

O município de Aparecida do Taboado conquistou mais de 15 milhões de novos recursos do Governo do Estado para importantes obras de infraestrutura. A...

Santa Rita do Pardo vai ganhar pavimentação, ampliação de hospital e obra no Polo Industrial

Santa Rita do Pardo vive nova realidade com investimentos em infraestrutura e novos projetos. A cidade faz parte do roteiro da Rota Bioceânica, rumo...