quinta-feira, 26/12/2024

Contrato de Gestão: Sejusp cumpre 100% das metas estabelecidas

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) se destacou no cumprimento de metas estabelecidas dentro do Contrato de Gestão 2024, alcançando o índice de 100%, com 24 projetos e 25 entregas à sociedade sul-mato-grossense. Os investimentos aplicados chegam a R$ 20 milhões.

Entre as ações implementadas estão o policiamento rural, a criação dos conselhos comunitários de segurança dentro do programa “Segurança e Cidadania”, a modernização e ampliação da capacidade do call center, a instalação de oficina de fabricação de absorventes e fraldas descartáveis, entre outras.

Sec. Segurança Carlos Videira Foto Saul Schramm

“Implantamos o programa ‘Segurança e Cidadania’, que já atendeu em três edições, mais de 20 mil pessoas. Esta ação tem aproximado o Governo de Estado e a segurança pública das comunidades”, destaca o secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira.

Outra iniciativa importante foi o aumento de unidades da “Sala Lilás”, da Polícia Civil, um espaço dedicado ao atendimento de vítimas de crimes relacionados à violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

De acordo com o secretário, uma das ações mais relevantes da pasta trata do combate aos incêndios florestais. “Uma rápida resposta mostrando para o Brasil e o mundo que estávamos preparados para lidar com questões relacionadas ao aquecimento climático global. Desta maneira, teremos ações ininterruptamente de prevenção e pronta resposta”, analisa o secretário.

A “Carreta da Saúde”, voltada aos profissionais da segurança pública, teve sua primeira edição em Dourados. “Em três dias, tivemos mais de 607 atendimentos, inclusive, para o pessoal militar da reserva”, conta Videira.

Dentro ainda do firmado no Contrato de Gestão, houve uma ampliação no patrulhamento aéreo e rural. “Percebemos um aumento de 30% no volume de drogas apreendidas, e até o momento, foram confiscadas mais de 520 toneladas de entorpecentes. Entregamos 77 viaturas, das quais 40 para a patrulha rural, além de 70 veículos para o fortalecimento policial na capital. Também tivemos um acréscimo de efetivo de 1.826 profissionais para as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros”, descreve.

Ainda nas ações planejadas houve uma redução de 35% no índice de roubos, aumentando a sensação de segurança por parte da população. “Estamos capacitando nossos policiais penais, ações de ressocialização de apenados e atividades integradas entre as forças de segurança.”

Para o governador Eduardo Riedel, a integração entre as forças é extremamente importante para o resultado obtido pela pasta de segurança e soluções de crimes e lembrou que Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição entre os estados na resolutividade de infrações penais.

“Conseguimos estruturar o Estado com equipamentos para resposta rápida, e com efetivo adequado, equipamentos, inteligência e investimentos”, observa o governador.

Criados em 2015, sob a liderança do então secretário de Governo, Eduardo Riedel, atualmente governador do Mato Grosso do Sul, os Contratos de Gestão definem metas de cada pasta para o ano, tendo como foco melhorar as entregas aos cidadãos, estabelecendo compromissos com a sociedade.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Costa Rica inicia cumprimento de punição em Coxim contra o time da Casa

O time do Costa Rica F.C. já tem a sua primeira sede definida para cumprir a punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD)....

Boletim Epidemiológico: MS registra 16.176 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 19.575 casos prováveis de Dengue, sendo 16.176 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

Bombeiros e cães coterapeutas visitam pacientes pediátricos no HRMS

Militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, voluntários e os cães coterapeutas estiveram, nesta quinta-feira (19), no HRMS (Hospital Regional de...

Congresso afrouxa corte de gastos e compromete ajuste fiscal de Haddad

O Congresso Nacional alterou 19 pontos do pacote de corte de gastos apresentado pelo governo Lula, flexibilizando medidas chave do ajuste fiscal. As mudanças,...