O Conclave para eleger o novo Papa terá início em 7 de maio, segundo anúncio feito nesta segunda-feira (28) após a Quinta Congregação Geral no Vaticano. A cerimônia começará com a tradicional expressão latina “Extra omnes”, que marca o isolamento dos cardeais eleitores dentro da Capela Sistina. Aproximadamente 100 cardeais com menos de 80 anos estarão aptos a votar.
A decisão segue as normas estabelecidas pela constituição apostólica Universi Dominici Gregis, atualizada por Bento XVI. As regras preveem o início do Conclave entre o 15º e o 20º dia após a vacância da Sé Apostólica, com possibilidade de antecipação se todos os eleitores estiverem presentes.
Na manhã do dia 7, será celebrada a missa “Pro eligendo Pontifice”, presidida pelo decano do Colégio Cardinalício. À tarde, os cardeais seguirão em procissão até a Capela Sistina, onde farão juramento e darão início às votações.
São exigidos dois terços dos votos para a eleição ser válida. Caso o impasse persista após várias rodadas, será realizado um turno final entre os dois mais votados. Assim que a escolha for feita, o novo Papa será anunciado ao mundo com o “Habemus Papam” da sacada da Basílica de São Pedro.