Peso ou idade. Quando se toma a decisão da castração pela era do animal, ela deve ocorrer após a puberdade. Acima dos 18 meses de vida, esse animal já formou suas características secundárias, já soldou as epífises, ele já possui características de macho, possuindo estrutura suficiente para acomodar bem os 150 kg de carne ou mais que você irá colocar para que esse animal tenha uma boa cobertura e bom rendimento de carcaça.
Se optar pela castração pelo peso e não pela era, a fração ideal deve ser entre 13 e 14@, de 390 a 420 kg de peso vivo, respectivamente. Das técnicas utilizadas no país, burdizzo, canivete e a vacina, o canivete ainda é a mais utilizada. Se for optar pelo canivete, o importante é fazer uso de anestésico, mas caso não tenha, será necessário um bom tronco, uma boa contenção e iodo à vontade para a assepsia dos testículos, além é claro de um profissional capacitado. Uma boa higienização, um bom vermífugo ajuda muito não ter problemas com miíases, que são as bicheiras. De vinte a trinta dias após esta castração, este animal estará cicatrizado e pronto para a fase de acabamento de carcaça.
VANTAGEM DA CASTRAÇÃO
A vantagem da castração em relação ao animal inteiro, é que para esta fase de terminação, os animais, seja no pasto ou em plantas de confinamento, devem ser tranquilos, de bom temperamento, para poderem absorver, rapidamente, todo o manejo nutricional que está sendo ministrado. Para animais inteiros, sem nenhum tipo de castração e com toda a força da testosterona circulante, é muito comum, principalmente em animais tratados no cocho, problemas de sodomia. Aí vai da escolha de cada um, para animais não castrados existem suplementos calmantes para se dar no cocho junto com o sal diário, mas é um investimento a mais…Tem que fazer conta!