Os bancos que operam com recursos equalizados do Plano Safra foram oficialmente notificados nesta sexta-feira (21) sobre a retomada das contratações para a safra 2024/2025. A medida, no entanto, ainda depende da publicação de uma Medida Provisória (MP) no Diário Oficial da União, que deve ocorrer até segunda-feira, 24. A MP destina R$ 4 bilhões para garantir a continuidade dos financiamentos.
Em um ofício enviado aos bancos, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, orientou as instituições financeiras a monitorarem a publicação da MP para retomar as operações de crédito. O retorno das linhas do Plano Safra estava suspenso desde o dia 20 de fevereiro, devido a ajustes orçamentários, mas com a medida emergencial, a expectativa é que os empréstimos voltem a ser disponibilizados em breve.
O governo federal ainda exigiu que os bancos utilizem um número identificador específico para as cobranças ao Tesouro, de forma a rastrear a liberação dos recursos e garantir que sejam usados para o fim a que se destinam, ou seja, a retomada das contratações de financiamento.