Os preços do arroz em casca seguem em queda, frustrando expectativas de recuperação nas últimas semanas. Levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) apontam que o cenário é resultado da combinação de ampla oferta, baixo volume de exportações e desvalorização do dólar, que pressiona a competitividade do produto brasileiro no mercado externo.
Essa conjuntura tem dificultado os negócios no setor. A queda de braço entre vendedores e compradores favorece os segundos, resultando em cotações cada vez menores. Com isso, as margens de lucro dos produtores estão cada vez mais apertadas, o que compromete a rentabilidade da safra atual.
Segundo o Cepea, a baixa liquidez no mercado foi intensificada após a Conab anunciar a possibilidade de compras para recomposição dos estoques públicos. A medida trouxe expectativa de valorização futura, o que levou parte dos agentes a recuar nas negociações atuais.
A dificuldade financeira dos produtores levanta dúvidas sobre a viabilidade do cultivo do arroz na próxima temporada. Especialistas alertam que, se o cenário não mudar, a atratividade da cultura pode cair ainda mais.