Em um momento de alívio, as três primeiras reféns israelenses libertadas pelo Hamas, Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher, chegaram a Israel no domingo (19). Elas foram recebidas por suas famílias e, após emocionantes reencontros, foram levadas a um hospital para tratamento médico. As reféns haviam sido sequestradas durante o ataque de 7 de outubro de 2023.
O acordo de cessar-fogo, mediado por Estados Unidos, Catar e Egito, estabeleceu a liberação de 33 reféns na primeira fase, que também inclui o retorno de prisioneiros palestinos. Durante a trégua, que entrou em vigor após um atraso de três horas devido à demora do Hamas em divulgar os nomes das reféns, caminhões de ajuda humanitária começaram a chegar à Faixa de Gaza.
Este é o primeiro resultado de uma série de negociações que buscam um fim para o conflito de mais de 15 meses. O acordo é celebrado por líderes internacionais, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, que ressaltou a transformação na região com o silêncio das armas.