quinta-feira, 6/11/2025

MS Speaks: plataforma inovadora fortalece ensino do inglês para 83 mil alunos das escolas estaduais

Iniciativa também beneficia mais de 1 mil professores da Rede Estadual de Ensino, com aulas interativas, recursos de Inteligência Artificial e conteúdos exclusivos

O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), deu um passo importante para fortalecer o ensino de Língua Inglesa na REE (Rede Estadual de Ensino). A partir do segundo semestre letivo deste ano, estudantes do Ensino Médio e docentes de Língua Estrangeira Inglesa passaram a contar com o MS Speaks, uma plataforma educacional que reúne tecnologia, inovação e recursos pedagógicos e de Inteligência Artificial para aprimorar a proficiência no idioma.

No início do semestre, os participantes aptos receberam em seus e-mails institucionais (Edutec) um link com a chave de acesso à plataforma. De forma simples, cada um pôde criar seu perfil individual e iniciar o curso, totalmente gratuito e acessível a qualquer hora, de qualquer dispositivo conectado à internet.

Essa flexibilidade permite que estudantes e professores avancem no aprendizado conforme seu próprio ritmo e rotina.

“Se trata de uma grande novidade, um investimento novo do Governo de Mato Grosso do Sul. A partir de agora, todos os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino passam a contar com uma plataforma para aprender melhor esse idioma que é tão importante. Uma ação que vai beneficiar cerca de 83 mil estudantes. Além disso, mais de mil professores também vão poder fazer o curso”, destaca o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

A ferramenta oferece conteúdos que vão do nível iniciante ao proficiente, de acordo com o (CEFR) Quadro Europeu Comum de Referência, além de cursos temáticos como Inglês para Negócios, Inglês Técnico e Inglês para Viajar.

Os professores têm acesso a diferenciais exclusivos, como aulas ao vivo ilimitadas com docentes nativos, disponíveis 24 horas por dia, práticas de conversação com Inteligência Artificial e até cursos de autoestudo em outros idiomas, como Alemão, Francês, Espanhol, Sueco e Português.

Para apoiar a implementação, a SED promoveu encontros formativos e disponibilizou um Guia Orientativo para gestores e PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras), garantindo que todos estivessem preparados para explorar ao máximo os recursos da plataforma.

A iniciativa visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens sul-mato-grossenses e aprimorar a formação continuada dos professores, fortalecendo a Rede como um todo.

A plataforma MS Speaks é fruto de uma parceria do Governo de Mato Grosso do Sul com a EF Education, referência internacional em soluções educacionais, já presente em estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

“Com essa nova plataforma online, queremos ampliar o conhecimento da nossa juventude e prepará-los para o mundo do trabalho, que está cada vez mais exigente. Nosso objetivo é garantir mais oportunidades, mais espaço e um futuro melhor em um Estado que cresce a cada dia”, reforçou o governador Eduardo Riedel.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Vereadora Luiza cobra do governo de MS ações efetivas para conter violência contra a mulher no estado

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) exige do governador Eduardo Riedel medidas urgentes e concretas para enfrentar os alarmantes índices de violência contra as mulheres...

Polícia desmonta “Casa Bomba” no bairro Piratininga

Após receberem denúncias sobre atividades suspeitas, policiais do GOI realizaram monitoramento no bairro Piratininga, em Campo Grande. Durante a ação, um jovem de 21...

33º feminicídio no MS: Aline é assassinada em frente à filha e à mãe

Aline Silva, de 26 anos, foi morta a facadas na noite desta terça-feira (4), no bairro Santa Luzia, em Jardim. O crime aconteceu na...

Refis começa no dia 5 com descontos e facilidade para negociar sem sair de casa

O Programa de Regularização Fiscal – Refis 2025 entra em vigor a partir desta quarta-feira (5) e segue até 12 de dezembro de 2025,...