terça-feira, 9/12/2025

COSTA RICA: Curso de vigilância em saúde animal capacita agentes comunitários no município

A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Atenção Básica, promoveu um importante passo na qualificação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde do município. No último dia 30, foi realizado o Curso VISA (Vigilância em Saúde Animal), com duração de 8 horas, na Associação Comercial do município (ACIACRI). A capacitação contou com a parceria da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e abordou temas relevantes para a saúde pública.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou a importância dessa capacitação para a gestão municipal. “Investir na formação dos nossos agentes comunitários é garantir uma saúde pública mais sólida e preparada. Eles são a linha de frente na promoção da saúde e no combate a doenças”, afirmou.
 
Os participantes do curso tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre diversas doenças que podem afetar tanto os animais quanto os seres humanos, como as Doenças Transmitidas por Alimentos, alimento clandestino, febre aftosa, brucelose, tuberculose, raiva e influenza aviária. Esses assuntos são cruciais para a prevenção de surtos que podem impactar a saúde da população e a segurança alimentar.
 
O secretário de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, complementou a fala do prefeito, destacando que o curso se alinha com o compromisso da administração em promover ações de prevenção e vigilância. “Estamos sempre em busca de novos conhecimentos e práticas que possam beneficiar nossa comunidade. Este curso fortalece a atuação dos nossos profissionais e amplia a rede de proteção à saúde”, disse.
 
A realização do curso VISA reflete não apenas um investimento na capacitação dos profissionais, mas também um reconhecimento da importância da Vigilância em Saúde Animal na saúde pública. Com o aprimoramento das habilidades dos Agentes Comunitários de Saúde, espera-se que haja uma melhoria significativa na identificação e no controle de zoonoses e outras doenças transmissíveis.
 
Dessa forma, a Prefeitura de Costa Rica que tem como missão, cuidar de gente, reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar da população, ajudando a criar um ambiente mais seguro e saudável para todos os cidadãos. A expectativa é que, com esse conhecimento adquirido, os agentes possam desempenhar suas funções com ainda mais eficiência e proatividade, contribuindo para uma sociedade mais saudável.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Boletim Epidemiológico: MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 14.023 casos prováveis de Dengue, sendo 8.384 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

Campo Grande abre processo seletivo para Auxiliar de Controle e Acesso Predial para REME

A Prefeitura de Campo Grande divulgou no Diário Oficial, nesta terça-feira (9), o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de Auxiliares de Controle e...

Junta Comercial ultrapassa 12 mil registros de novas empresas no Estado em novembro

A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul registrou 917 novas empresas em novembro, totalizando 12.296 cadastros durante o ano. O número já é...

Mara Caseiro solicita reparos urgentes na MS-386 entre Japorã e Iguatemi

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) fez indicação ao governador Eduardo Riedel solicitando, em caráter de urgência, a realização de reparos e intervenções estruturais...