quinta-feira, 7/08/2025

COSTA RICA: Curso de vigilância em saúde animal capacita agentes comunitários no município

A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Atenção Básica, promoveu um importante passo na qualificação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde do município. No último dia 30, foi realizado o Curso VISA (Vigilância em Saúde Animal), com duração de 8 horas, na Associação Comercial do município (ACIACRI). A capacitação contou com a parceria da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e abordou temas relevantes para a saúde pública.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou a importância dessa capacitação para a gestão municipal. “Investir na formação dos nossos agentes comunitários é garantir uma saúde pública mais sólida e preparada. Eles são a linha de frente na promoção da saúde e no combate a doenças”, afirmou.
 
Os participantes do curso tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre diversas doenças que podem afetar tanto os animais quanto os seres humanos, como as Doenças Transmitidas por Alimentos, alimento clandestino, febre aftosa, brucelose, tuberculose, raiva e influenza aviária. Esses assuntos são cruciais para a prevenção de surtos que podem impactar a saúde da população e a segurança alimentar.
 
O secretário de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, complementou a fala do prefeito, destacando que o curso se alinha com o compromisso da administração em promover ações de prevenção e vigilância. “Estamos sempre em busca de novos conhecimentos e práticas que possam beneficiar nossa comunidade. Este curso fortalece a atuação dos nossos profissionais e amplia a rede de proteção à saúde”, disse.
 
A realização do curso VISA reflete não apenas um investimento na capacitação dos profissionais, mas também um reconhecimento da importância da Vigilância em Saúde Animal na saúde pública. Com o aprimoramento das habilidades dos Agentes Comunitários de Saúde, espera-se que haja uma melhoria significativa na identificação e no controle de zoonoses e outras doenças transmissíveis.
 
Dessa forma, a Prefeitura de Costa Rica que tem como missão, cuidar de gente, reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar da população, ajudando a criar um ambiente mais seguro e saudável para todos os cidadãos. A expectativa é que, com esse conhecimento adquirido, os agentes possam desempenhar suas funções com ainda mais eficiência e proatividade, contribuindo para uma sociedade mais saudável.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Daronco Apita Clássico entre Palmeiras e Corinthians pela Copa do Brasil

O árbitro Anderson Daronco será o responsável por apitar o clássico entre Palmeiras e Corinthians nesta quarta-feira, às 21h30, no Allianz Parque, pela Copa...

As Dez Mais

Terça, 5 de agosto de 2025. Hoje é dia da Cultura Caipira Manchetes dos diários da Capital: CORREIO DO ESTADO: Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro após descumprimento...

Decisões do VAR marcam vitória do Corinthians sobre o Palmeiras

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (31) os áudios das análises do VAR em dois lances decisivos no clássico entre Corinthians...

Escola Funsat atinge 75% da meta para capacitação do Primt e mira recorde

Em 2025, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) programa uma capacitação completa de todos os beneficiários do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de...