quinta-feira, 12/02/2026

Gerson Claro destaca protagonismo da Assembleia em projeto que amplia e moderniza saúde pública de MS

Campo Grande (MS) – A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi palco, nesta quarta-feira (4), de uma reunião estratégica entre o governador Eduardo Riedel, secretários estaduais e os deputados estaduais, para a apresentação oficial da nova arquitetura da saúde pública do Estado. Em pauta, a regionalização da atenção hospitalar e a proposta de uma Parceria Público-Privada (PPP) no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), com potencial para dobrar a capacidade de atendimento à população nos próximos anos.

O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro, destacou a importância do encontro e da atuação do Parlamento no acompanhamento e na análise criteriosa do projeto. “Foi uma reunião muito produtiva, mais uma etapa importante de participação da sociedade e da Assembleia nesse projeto amplo, que visa transformar o atendimento em saúde em todo o Estado. Trata-se de um investimento robusto, com projeção de quase R$ 1 bilhão e impactos diretos na vida dos sul-mato-grossenses”, afirmou.

A parceria prevê uma divisão clara entre os serviços assistenciais e os chamados “bata cinza” — como limpeza, lavanderia, manutenção e recepção — que serão geridos pela iniciativa privada, enquanto o atendimento clínico, feito por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, continuará sob responsabilidade do Estado.

De acordo com a proposta apresentada, a PPP do HRMS permitirá que o número de leitos passe dos atuais 362 para 577, e que o volume mensal de internações salte de 1,4 mil para 2,7 mil.

“A proposta foi construída com critérios, baseada em dados e indicadores, e já passou por momentos de participação popular e análise técnica. Agora os parlamentares puderam conhecer em detalhes o plano e apresentar seus questionamentos. Estamos tratando de um modelo inovador, que não é concessão, mas uma parceria na qual o Estado continua sendo o garantidor do SUS e do atendimento universal e gratuito”, reforçou Gerson Claro.

Durante a apresentação, o governador Eduardo Riedel ressaltou o embasamento técnico da proposta, construída ao longo de dois anos, e o compromisso do governo com a regionalização da saúde. “Estamos falando de um projeto que prioriza a eficiência, a qualidade e o acesso à saúde pública em todos os 79 municípios. O conhecimento acumulado nesse período nos deu base para tomar decisões estratégicas e sustentáveis”, disse.

Regionalização e Macrorregiões

As ações previstas no projeto contemplam ainda a ampliação e modernização das macrorregiões do Cone Sul (Hospital Regional de Dourados), Costa Leste (Hospital Magid Thomé, em Três Lagoas), Pantanal (com novo hospital em Corumbá), além de Ponta Porã e Campo Grande. A meta é garantir o acesso a cirurgias e exames de média e alta complexidade em todas as regiões do Estado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Maurício se naturaliza paraguaio e pode disputar a Copa do Mundo

Jogador tem pai nascido no país vizinho e já pode ser convocado por Gustavo Alfaro O meia Maurício, do Palmeiras, está oficialmente apto a defender...

Norris lidera 1º dia de testes da F1 2026 no Bahrein

Bortoleto fecha em 15º; Verstappen é quem mais dá voltas no dia Lando Norris foi o mais rápido no primeiro dia de testes da pré-temporada...

Motorista dorme ao volante e causa acidente na BR-316

Ocorrência foi atendida na manhã desta terça-feira e não deixou feridos graves Um sinistro de trânsito foi registrado na manhã desta terça-feira (10), por volta...

Gerson Claro solicita motocicletas para o 13º Batalhão da PM em Paranaíba

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro (PP), apresentou nesta quarta-feira (11) durante sessão plenária uma indicação solicitando...