domingo, 21/09/2025

Formação para professores é realizada com foco na recomposição da matemática

Professores do 3º ano do Ensino Fundamental da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, participam nesta segunda-feira (3) e na próxima quinta-feira (6), de formação com foco na recomposição da matemática. O encontro é realizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e visa capacitar os profissionais na área, já que a matemática é um desafio na vida da maioria dos alunos.

De acordo com a chefe do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria, Ana Ribas, a formação tem o objetivo de subsidiar teoricamente e metodologicamente os professores do terceiro ano com foco na recomposição da matemática. “A Rede Municipal tem uma trajetória de estudos relacionados à alfabetização matemática. Então, nós continuamos esta implementação. A aprendizagem da matemática é um desafio desde os anos iniciais. Nós estamos aliando aqui a teoria e prática, porque nós temos que lembrar também que a matemática, ela tem que trazer a ludicidade. A criança, ela precisa aprender de uma forma lúdica, para que ela consiga trazer sentido e significado para os números”.

Professora da Escola Municipal Nagem Jorge Saad, Cristiane Holsback Nunes Fujikawa de Paula, tem 30 alunos em sala de aula e diz ser desafiador ensinar a matemática. “As formações são muito importantespara poder atualizar o professor, para dar novas ideias, para impulsionar o profissional de forma que ele venha buscar mais conhecimentos e também trazer alguns conhecimentos, para que a gente possa aplicar no dia a dia e levar da melhor maneira possível para os nossos alunos”.

Jéssica Olívia Bento Barbosa é professora do 3º ano da Escola Municipal Professora Elizabel Maria Gomes Salles e ressalta a importância da formação. “Na formação a gente consegue ver várias atividades e eu posso incluir na minha prática no dia de sala de aula. A formação ajuda ainda a sanar algumas dúvidas que a gente tem em relação à Rede mesmo”.

A professora Sandra Felizarte da Silva leciona na Escola Municipal Kamé Adania e considera a formação primordial. “É boa para o crescimento do professor em benefício aos alunos porque a formação contribui muito, tira muitas dúvidas. Agora com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tem muitas coisas novas, muitas dúvidas que a gente tem e na formação a gente sana isso”.

#Pratodosverem A imagem que ilustra a matéria mostra professores da Rede Municipal de Ensino em uma sala e sentados em grupos, assistindo aula teórica e realizando as atividades da formação continuada em matemática. A segunda mostra quatro professoras mulheres realizando uma atividade. A terceira mostra a professora Cristiane, morena de cabelos longos, dando seu depoimento. A quarta foto mostra a professora Jéssica, morena com os cabelos tingidos de claro, dando seu depoimento. Assim como a quinta, que mostra a professora Sandra, de cabelos enrolados e loiro, dando o depoimento sobre a formação.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Moraes manda “Débora do batom” cumprir pena em casa

O Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que Débora Rodrigues dos Santos, a "Débora do Batom", cumpra sua pena de 14 anos em...

DOURADOS: Prefeitura vai à Justiça contra Oi por deixar Samu sem telefone de emergência

A Prefeitura de Dourados acionará judicialmente a operadora Oi LTDA. após a interrupção do número de emergência 192, do SAMU. A medida ocorre em...

Polícia prende suspeito de ameaçar jornalista na fronteira

Na manhã desta quarta-feira (17), agentes do Departamento Antissequestro da Polícia Nacional do Paraguai, com apoio do Ministério Público, prenderam Saúl Humberto Ruiz Gauto...

Deputada Mara Caseiro recebe estudantes de Eldorado na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi palco, nesta sexta-feira (19), de uma experiência educativa marcante para cerca de 48 estudantes do...