sábado, 2/08/2025

ACP na luta em Ato Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

As ruas de Campo Grande foram tomadas por milhares de manifestantes a favor da melhoria da educação pública, na última quarta-feira, dia 24 de abril. A mobilização faz parte 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em todo país, e por ter relevância, ganhou força nas capitais do país, incluindo Campo Grande, com a presença de profissionais da educação de todo Mato Grosso do Sul.

O Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública – ACP, esteve presente e com faixas, cartazes e uso do microfone, clamou as pautas de luta da categoria, para que sejam atendidas pelo poder público. Entre as reivindicações estão: o fim do desconto dos 14% da previdência estadual aos aposentados e aposentadas da educação; cumprimento da carreira do magistério municipal; efetivação do piso do magistério por 20 horas/aula; zerar a falta de vagas na Educação Infantil de 0 a 3 anos; revogar a reforma do Ensino Médio.

“A educação precisa de uma atenção sempre especial por parte do poder público. Algumas pautas como investimento na parte estrutural das escolas, são permanentes e existem outras que são pontuais e também urgentes como a Carreira e Promoções do magistério em Campo Grande”, enfatiza o professor Gilvano Bronzoni, presidente da ACP.

Além das pautas locais, faz-se necessário ainda reivindicar o tema principal deste ano da mobilização, que é: “O Plano Nacional de Educação (PNE) como política de Estado e as urgências da educação brasileira”. A proposta é incentivar atividades nas escolas públicas para aumentar a conscientização sobre o novo PNE, com base no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024).

A extensa agenda de atividades da ACP durante a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação, contou com Assembleia Geral, Formação Sindical, Seminário dos Aposentados(as), mutirão de visitas às escolas das redes municipal e estadual e ainda um PodCast com o presidente da Fetems, professor Jaime Teixeira, a vice-presidenta da ACP, professora Josefa Santos, com mediação do presidente da ACP, professor Gilvano.

“Toda diretoria da ACP esteve empenhada na realização das atividades na luta e na defesa das pautas da educação pública. Precisamos estar unidos, na defesa e na valorização dos nossos profissionais da educação. É muito importante essa união e participação nas agendas. Os avanços da categoria dependem da luta coletiva”, avalia o professor Gilvano Bronzoni, presidente da ACP.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Falsos agentes da SENAD atacam armazém e são surpreendidos a tiros

Um grupo de cerca de oito homens armados, vestidos como agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), tentou invadir um armazém no bairro San Blas,...

Após morte de amante durante sexo, homem joga corpo em vala no MS

Uma mulher de 59 anos morreu após sofrer um infarto durante relação sexual com o amante, em uma área rural de Terenos, no último...

Profissão Sommelier: No Dia da Cerveja, descubra como se tornar um especialista na bebida

Em agosto, o mês é todo dela: a queridinha cerveja! Desde 2007, toda a primeira sexta-feira do mês é comemorado o Dia Internacional da...

Defesa Civil une forças para combater seca no Pantanal

Uma missão técnica da Defesa Civil Nacional estará em Mato Grosso do Sul para alinhar ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica...