Na manhã desta quarta-feira (10), aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a cerimônia de diplomação dos eleitos e suplentes, bem como, a posse dos Conselheiros Tutelares eleitos pela sociedade para o pleito 2024/2028.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Aquidauana, presidido por Emídio dos Santos Barbosa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) realizaram a solenidade de diplomação e posse.
Tomaram posse os Conselheiros Tutelares titulares – Jorge Luiz Raimundo, Crissandra de Lisboa Botelho, Sandra Aparecida Lopes, Valéria Nogueira Mendes e Marcos Alexandre de Góes; e os suplentes – Nadir Pereira Leonardo, Raquel Silva dos Reis Lanza, Thamires da Silva Luges, Tatieli Souza da Silva e Sidney Baconepá Monzilar.
Ao fazer uso da palavra, o presidente do CMDCA, Emídio enfatizou: “estamos à disposição no Conselho e prontos para fazer o melhor possível para nossas crianças e adolescentes e, claro, por todo nosso município”.
Por sua vez, a secretária da SAS – Josilene Rodrigues disse ser um momento importante para a sociedade como um todo, parabenizou aos conselheiros eleitos, desejando êxito no trabalho e enfatizou a relevância do trabalho em defesa das crianças e adolescentes.
“A gestão municipal se preocupa com o direito e a proteção das crianças e adolescentes. Sabemos que os desafios são inúmeros nessa área, mas somos capazes e temos propósito maior, que é a proteção deles. Juntos, Judiciário, Executivo e Legislativo e Conselho Tutelar podem vencer os desafios e fazer um trabalho ainda maior e mais forte para as nossas crianças, fortalecendo a nossa rede”, completou a secretária Josilene.
Em nome do Poder Legislativo, o vereador Clériton Alvarenga agradeceu aos conselheiros tutelares que ora deixam a função, aos futuros conselheiros desejou boas-vindas e ressaltou: “precisamos muito de vocês! Pedimos que tratem com muito carinho as nossas crianças e adolescentes. Tenham certeza de que o prefeito Odilon, todas as secretarias, o Poder Judiciário e a Câmara de Vereadores estão prontos para ajudar vocês”.
O juiz da Vara da Infância e Juventude – Dr Juliano Duailib disse da satisfação de estar para testemunhar a posse dos conselheiros tutelares.
“O Conselho Tutelar de Aquidauana tem sempre ganhado melhorias. Porém, o trabalho é de muita responsabilidade e importante, pois pós-pandemia, vemos nossas crianças com agravo na saúde, principalmente, mental e pais que não entendem isso”, explicou o juiz.
Ainda em sua fala, o magistrado Juliano Duailib, voltando-se aos conselheiros tutelares eleitos advertiu: “vocês vão lidar com as crianças e adolescentes mais carentes da nossa sociedade e que, também, possuem vínculo familiar fragilizado. Lembrem-se: precisamos medir através da régua delas, não da nossa. Vocês precisam ter sensibilidade, acolham não só as crianças, mas olhem e tentem entender o problema de toda família”.
Representando o prefeito Odilon Ribeiro, o secretário de Finanças – Ernandes Peixoto afirmou que: “o Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental e faz parte da primeira linha de defesa das crianças e adolescentes. Portanto, observem o quanto é importante o papel de vocês a partir de hoje perante a sociedade. Um trabalho intenso, mas que ajuda a garantir que os locais estejam de acordo com as leis. Bom trabalho!”.
Também participaram do evento, familiares e amigos dos conselheiros, os vereadores Marquinhos Taxista, Valter Neves, a coordenadora do CCI – Lucy Ribeiro, Suzy Pereira – presidente da ONG Igualdade para todos LGBTQIA+ e, representando a SEMED, Cristiane Ocampos (chefe de gabinete).