Ronilço Guerreiro é instrutor do Senai há mais de 20 anos e se emocionou no lançamento do programa “Voucher Desenvolvedor” que vai oferecer gratuitamente o curso técnico de Tecnologia da Informação para 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino e 140 profissionais que desejam atuar no setor. O objetivo é qualificar a mão de obra e ampliar o acesso da população a melhores empregos.
‘Esse tipo de programa traz esperança para as pessoas, oportunidade de empregabilidade e para manter-se empregado é necessário qualificação. Têm muitas vagas disponíveis, mas precisa de profissional técnico e preparado e esse voucher com certeza vai mudar a vida de muita gente”, comentou Guerreiro.
O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o governador Eduardo Riedel que destacou a importância do programa. “Esse é um compromisso que temos com o desenvolvimento do Estado e por isso a importância de formar nossa população, em especial aos alunos da Rede Estadual de Ensino. Identificamos esta demanda no mercado, que precisa de profissionais capacitados neste setor. Eles dispõem de uma renda mais elevada como desenvolvedores, programadores de software em geral, que é uma atividade importante no Estado”, disse Riedel.
De acordo com a assessoria do governo, o programa faz parte do programa MS Qualifica e foi desenvolvido pela Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a SED (Secretaria de Educação) e Fecomércio (Sistema da Federação de Comércio).
As inscrições ficaram abertas de 21 de novembro até 19 de janeiro. Cerca de 2,2 mil pessoas participaram da seleção. A prova escrita será feita neste domingo (28) e as turmas devem começar em março. São 540 vagas, sendo 300 para Campo Grande, 90 Dourados, 90 Três Lagoas, 30 Corumbá e 30 Ponta Porã.
*com informações do Governo MS.