quinta-feira, 20/11/2025

IPVA 2025: Governo de Mato Grosso do Sul permite pagamento facilitado via PIX

Os proprietários de veículos automotores do Mato Grosso do Sul têm diversas facilidades na hora de ficar em dia com o fisco. Em 2025, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Fazenda, permite que o contribuinte pague o tributo via PIX – sistema de pagamento instantâneo.

O boleto (DAEMS) do IPVA 2025 já inclui códigos QR para a opção de pagamento integral à vista (com um desconto de 15%) e para a primeira parcela, caso o contribuinte escolha o pagamento parcelado (sem desconto).

Para quem optar pelo parcelamento, será necessário gerar os DAEMS das demais parcelas, que também conterão o código QR para pagamento via Pix por meio do portal e-Fazenda acessando https://eservicos.seguro.sefaz.ms.gov.br e selecionando a opção ‘IPVA – Cidadão’.

Conforme o secretário estadual de Fazenda, Flávio César, ao optar pelo pagamento via Pix, o prazo para baixa do débito tem retorno bancário instantâneo. “Com a nova modalidade, tanto o cidadão quanto as empresas poderão quitar seus débitos de forma mais simples e ágil.

O pagamento por Pix contempla todos os tipos de débitos que vão desde o IPVA, ICMS, multas, licenciamento, até taxas. A nova modalidade de pagamento desburocratiza e torna o serviço público cada vez mais eficiente”, afirmou.

São aceitos pagamentos realizados por qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta em uma instituição financeira ou instituição de pagamento, incluindo os bancos que não são conveniados com o Governo do Estado como os digitais, desde que sejam participantes do Pix.

Estão liberados os pagamentos de tributos e taxas estaduais, inclusive aqueles inscritos em dívida ativa. No entanto, vale lembrar que os limites de horário e valor para as transações são regras determinadas pelo Banco Central.

Para garantir a segurança da transação, o secretário reforça a  utilização do novo portal e-Fazenda que já está em funcionamento e garante autenticação segura, rastreabilidade e respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Saiba mais em https://www.sefaz.ms.gov.br/autoatendimento-ipva.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

STF exige esclarecimentos de SP e União sobre crise ambiental

O STF determinou que o Estado de São Paulo e a União apresentem informações adicionais sobre as ações adotadas diante da crise ambiental no...

Audiência pública discutirá empreendimento de 440 moradias no Monte Castelo

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), anunciou a realização de audiência pública para...

AMAMBAI: Prefeito Sérgio Barbosa cumpre agenda em Campo Grande e avança em pautas importantes para o município.

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, cumpriu agenda oficial em Campo Grande nesta quarta-feira, 12, tratando de assuntos estratégicos para o desenvolvimento do município...

”NA CASA TEM PÃO”, projeto de Gianni Nogueira leva oportunidade às mulheres do bairro Parque do Lago

Com o coração voltado para o fortalecimento das mulheres e o incentivo ao empreendedorismo, a vice-prefeita de Dourados (MS) Gianni Nogueira deu início, nesta...