quinta-feira, 14/08/2025

Caravana da castração encerra primeira etapa com mais de 5 mil procedimentos e engajamento da população

A primeira etapa da Caravana da Castração, coordenada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal ), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), superou expectativas e consolidou-se como um marco na política pública de bem-estar animal em Mato Grosso do Sul. Em 38 dias de atendimento, a ação percorreu 10 municípios — Miranda, Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho, Jardim, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá — oferecendo castração, microchipagem e medicação pós-operatória de forma totalmente gratuita.

Até o dia 12 de agosto, 4.187 cirurgias haviam sido realizadas, com média de 150 procedimentos diários. A previsão é que, até o encerramento oficial em 20 de agosto, o total alcance 5.387 castrações, restando apenas 113 para atingir a meta regional de 5.500. 

Entre as cidades atendidas, Aquidauana se destacou ao ultrapassar sua própria meta, alcançando 750 castrações. Corumbá, última cidade da primeira etapa, recebeu 1.600 vagas e sediará, no dia 20, uma cerimônia especial para homenagear os 10 pontos focais da região. Cada representante receberá medalha em reconhecimento ao empenho e dedicação que garantiram o sucesso da campanha em seus municípios.

O alcance do projeto se sobressai também pelo engajamento popular. No total, foram 14.872 cadastros registrados pela ferramenta digital SigPet (mais que o dobro do número de vagas ofertadas), o que evidencia a demanda e a mobilização da comunidade.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda ressalta a importância da iniciativa. “A Caravana da Castração mostra como a integração entre Estado, municípios e sociedade gera resultados concretos. Cada animal atendido é uma vida protegida, um futuro com menos abandono e uma cidade mais saudável. Mato Grosso do Sul está fazendo um trabalho de referência nacional, e vamos continuar apoiando e ampliando essas ações em todo o estado”. 

Para o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, os resultados vão muito além dos números. “Encerramos a primeira etapa da caravana da castração com mais de cinco mil procedimentos realizados. O principal aprendizado foi ver na prática que a integração entre governo, municípios, pontos focais e a população é o que garantiu o resultado sólido. Cada cidade tem sua realidade e isso nos desafiou a adaptar um fluxo logístico e de comunicação para atender com toda a qualidade e segurança para a população”.

Ele também comenta sobre os desafios técnicos e a alta demanda. “Entre os desafios enfrentados, temos questões como a necessidade de reforçar a orientação sobre o jejum, lidar com animais com comorbidades e outros critérios clínicos. Foram mais de 14 mil cadastros com o número de vagas disponível. Ainda assim conseguimos superar essa barreira com planejamento e uma equipe comprometida, tanto da parte do estado quanto do município. Cada animal atendido representa menos sofrimento no futuro e mais qualidade de vida para todos os seres vivos”.

Sobre a mobilização da população, Carlos Eduardo destaca que “o recorde de 14.872 cadastros pelo SigPet na primeira região é a prova de que a população abraçou a Caravana da Castração como uma causa coletiva. Vamos investir ainda mais em comunicação, trabalhar com os pontos focais municipais e utilizar todas as ferramentas de divulgação para garantir que cada vaga seja preenchida e cada animal receba o cuidado que merece”. 

A segunda região da Caravana da Castração vai contemplar 14 cidades: Inocência (primeira cidade a ser atendida), Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia, Nova Andradina, Taquarussu, Batayporã e Novo Horizonte do Sul. Confira as datas de agendamento on-line e de atendimento:

Inocência: 22 a 24 de agosto (agendamento: 21 de agosto)

Cassilândia: 26 a 28 de agosto (agendamento: 25 de agosto)

Chapadão do Sul: 30 de agosto a 1º de setembro (agendamento: 29 de agosto)

Paranaíba: 3 a 5 de setembro (agendamento: 2 de setembro)

Selvíria: 7 de setembro (agendamento: 6 de setembro)

Três Lagoas: 9 a 16 de setembro (agendamento: 8 de setembro)

Brasilândia: 18 de setembro (agendamento: 17 de setembro)

Santa Rita do Pardo: 20 de setembro (agendamento: 19 de setembro)

Bataguassu: 22 a 24 de setembro (agendamento: 21 de setembro)

Anaurilândia: 26 de setembro (agendamento: 25 de setembro)

Nova Andradina: 28 a 30 de setembro (agendamento: 27 de setembro)

Taquarussu: 2 de outubro (agendamento: 1º de outubro)

Batayporã: 4 de outubro (agendamento: 3 de outubro)

Novo Horizonte do Sul: 6 de outubro (agendamento: 3 de outubro)

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

MP prende dono da Ultrafarma e executivo da Fast Shop por corrupção bilionária

O MP-SP prendeu na terça-feira (12) o empresário Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, e o executivo Mário Otávio Gomes, diretor da Fast Shop, em...

TRÊS LAGOAS: Prefeitura inicia treinamento de emergência nas unidades de saúde para melhorar o fluxo dos atendimentos

Para otimizar e dar mais eficiência aos atendimentos feitos pelas unidades básicas de saúde, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal...

SIDROLÂNDIA: Alunos da rede municipal participam de ação educativa contra a violência à mulher na casa da mulher brasileira

Estudantes da Escola Municipal Pedro Aleixo de Sidrolândia participaram de uma atividade formativa na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, como parte do Projeto de Enfrentamento à...

Padre agride idosa durante suposto exorcismo em SP

Uma mulher de 62 anos foi brutalmente agredida por um padre durante um suposto ritual de exorcismo na Paróquia Nossa Senhora Consolata, em São...