A Receita Federal realizou uma apreensão significativa no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Foram confiscados 2 mil iPhones e um remédio experimental usado de forma proibida para emagrecer. A operação ocorreu durante fiscalização aduaneira, que visa controlar a entrada e saída de mercadorias, garantindo o cumprimento das leis e combatendo o contrabando.
Diferentemente do usual, os produtos não vinham diretamente do exterior, mas estavam sendo retirados da Zona Franca de Manaus sem atender às exigências legais. Além dos celulares e do medicamento, também foram apreendidos iPads, Apple Watches e diversos acessórios eletrônicos.
A ação da Alfândega tem como objetivo impedir a circulação de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, além de combater crimes que afetam a economia, como sonegação de impostos e concorrência desleal. Práticas de contrabando e descaminho, muitas vezes vistas como “crimes menores”, estão ligadas ao financiamento de organizações criminosas que atuam nas fronteiras brasileiras.
A operação reforça a importância da fiscalização aduaneira para proteger a população e a economia local, mantendo o controle sobre mercadorias em circulação.
