sábado, 21/06/2025

Governo do Estado firma parcerias e ônibus movido 100% a GNV começa a ser testado em MS

Campo Grande dá um importante passo em direção à inovação e sustentabilidade no transporte público ao iniciar os testes de um ônibus movido a GNV (Gás Natural Veicular). Resultado de uma ação conjunta entre o Governo de Mato Grosso do Sul, MSGÁS, Consórcio Guaicurus e prefeitura de Campo Grande, a iniciativa visa não apenas aumentar a eficiência do transporte, mas também reduzir significativamente as emissões de poluentes.

O teste terá duração de 60 dias e começará pela linha 082 – Aero Rancho/Shopping. A escolha do itinerário leva em consideração o trajeto contar com dois terminais de embarque e vias com menos obstáculos, projetadas para corredores do transporte coletivo.

Especialistas avaliarão os dados coletados para determinar a viabilidade econômica, técnica e ambiental do projeto. Nesse período, serão avaliados indicadores de eficiência e a viabilidade do Gás Natural Veicular como alternativa ao diesel, considerando as especificidades pontuais, como distâncias, clima e condições de terreno.

“Estamos iniciando os testes com a expectativa de que consigamos reduzir em até 90% a emissão de gases de efeito estufa, além de trazer outros benefícios como maior comodidade para o passageiro viajar nos vários trajetos. Essa ação faz parte da política do governador Eduardo Riedel, que é tornar Mato Grosso do Sul um Estado Carbono Zero até 2030. É uma conquista de toda população”, enfatiza a CEO da MSGÁS, Cristiane Schmidt.

Já o diretor de operações do Consórcio Guaicurus, Paulo Vitor Oliveira, afirma que o objetivo desse teste é buscar entregar o melhor para Campo Grande. “Estamos atentos às questões ambientais e sabemos que a transição para tecnologias mais limpas é um passo fundamental para o futuro da mobilidade urbana”, explica.

Fabricado pela sueca Scania, o ônibus modelo K 280 IB 4×2 tem capacidade para transportar 44 passageiros, incluindo pessoa com deficiência, e é equipado com ar-condicionado e câmbio automático proporcionando uma viagem mais confortável, oferecendo ainda um ambiente mais silencioso e agradável aos usuários do transporte público coletivo. O mesmo modelo já passou por bateria de testes em São Paulo, Curitiba e Recife.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Moradores do Tiradentes participam de audiência sobre empreendimento nesta terça (17)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), convida todos os interessados para a...

Papy promete reativar Frente Evangélica na Câmara de Campo Grande

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Papy (PSDB), anunciou o compromisso de reativar a Frente Parlamentar Evangélica no Legislativo da Capital....

Mulher fica gravemente ferida após atropelamento em Capitán Bado

Uma mulher de 35 anos ficou gravemente ferida após ser atropelada por um veículo desgovernado na noite de domingo (15), na Rodovia PY11 "Juana...

Paraíso das Águas: Mara Caseiro pede asfalto na Serra da MS-324-B

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) encaminhou ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao diretor-presidente...