domingo, 9/11/2025

Bolívia aprova entrada de brigadistas brasileiros

Patrimônio natural da humanidade sob ameaça no Pantanal

O incêndio que atinge a Serra do Amolar, no Pantanal sul-mato-grossense, já dura quase 15 dias e devastou mais de 28 mil hectares. Para ajudar no combate às chamas, cerca de 10 brigadistas do Prevfogo/Ibama foram autorizados a entrar na Bolívia, país por onde se tem acesso à área mais crítica do fogo.

A autorização foi concedida pelo governo boliviano após solicitação oficial do Brasil. A região afetada está entre a Baía Guaíva e a Baía Mandioré, e só pode ser acessada por solo boliviano, o que dificultava as ações de contenção.

A Serra do Amolar é uma área protegida de extrema importância ambiental. Considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, a serra abriga uma biodiversidade única, com centenas de espécies de animais e plantas ameaçadas pelo incêndio.

Imagens aéreas feitas nesta sexta-feira (10) mostram uma faixa extensa de fumaça cobrindo a região. O fogo teve início no dia 27 de setembro, após a queda de um raio em um dos picos mais altos da serra, com mais de 800 metros de altitude.

Além do risco à fauna e flora, o fogo compromete o ciclo hidrológico do Pantanal. A perda da vegetação e a degradação do solo afetam diretamente o regime de cheias, essencial para manter o equilíbrio do bioma.

Especialistas alertam para os danos de longo prazo que podem impactar o ecossistema e os modos de vida tradicionais que dependem da floresta em pé. A união entre países vizinhos no combate ao fogo mostra a importância da cooperação internacional em emergências ambientais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Tragédia na Rua Brilhante: pedestre morre após ser atropelado por moto com placa coberta

O pedestre Aroldo Aparecido da Silva (52) não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta segunda-feira (3), na Santa Casa de Campo Grande....

Mais velho campeão olímpico, francês Charles Coste morre aos 101 anos

O esporte olímpico está de luto com a morte do ex-ciclista francês Charles Coste, aos 101 anos. Conhecido por ser o mais velho campeão...

Vereadora Luiza realiza audiência pública sobre moradia indígena e o bem viver na Aldeia Urbana Inamaty Kaxé

A vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas da Câmara Municipal de Campo Grande, realizou nesta quinta-feira (06) mais uma...

Mercado chinês reabre portas para frango brasileiro

A China anunciou a retirada da suspensão sobre as importações de carne de frango do Brasil, que estavam interrompidas desde maio, após um caso...