terça-feira, 10/02/2026

ARTIGO: As grandes conquistas dos sindicatos

Por José Hélio da Silva*

Ao longo da história brasileira, os sindicatos têm sido a espinha dorsal das conquistas trabalhistas que garantem dignidade e direitos aos trabalhadores. Cada benefício que hoje consideramos essencial foi conquistado com muita luta, persistência e união. Em um cenário onde os desafios trabalhistas continuam evoluindo, é fundamental reconhecer o papel central dos sindicatos.

Uma das maiores provas do impacto positivo dos sindicatos está nas conquistas que moldaram o mercado de trabalho brasileiro. O décimo terceiro salário, por exemplo, foi uma reivindicação que levou décadas até se tornar lei, enfrentando resistências, mas hoje é um direito incontestável que garante um alívio financeiro ao final de cada ano.

O salário mínimo, que começou como uma ideia regional e fragmentada, só se tornou um piso nacional e constitucional graças à pressão dos movimentos sindicais. Da mesma forma, a redução da jornada de trabalho para 44 horas semanais foi uma vitória que trouxe mais qualidade de vida e saúde aos trabalhadores, algo impensável no início do século XX.

Não podemos esquecer do seguro-desemprego, que se tornou um amparo fundamental para trabalhadores em momentos de incerteza, e das férias remuneradas, que garantem um período de descanso digno a cada ano trabalhado. Ambos são exemplos de como a ação sindical se traduz em proteções concretas para o trabalhador.

Os adicionais de insalubridade e periculosidade, conquistados com muita mobilização, asseguram que quem trabalha em condições de risco receba a compensação justa e tenha seus direitos respeitados. E a aposentadoria, que começou com categorias específicas e hoje beneficia todos os trabalhadores, é um símbolo de como o movimento sindical pavimentou o caminho para um futuro mais digno.

Mais do que nunca, é essencial valorizar o papel dos sindicatos na construção de um mercado de trabalho mais justo. Cada uma dessas conquistas mostra que direitos não são concessões, mas resultados de uma luta coletiva. E essa luta continua: apoiar o seu sindicato é garantir que possamos defender e ampliar esses direitos para as gerações futuras.

O Sinpospetro-MS, junto com tantas outras entidades, permanece firme nessa missão. Unidos, somos mais fortes, e é assim que continuaremos escrevendo capítulos de lutas e vitórias na história trabalhista do Brasil.

* Presidente do Sinpospetro-MS

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

EMHA convoca sorteados no programa Recomeçar Moradia para PCDs 

 Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), publicou nesta quarta-feira (4), no Diogrande nº 8.212, o...

Fraternidade São Pio X agenda reunião com prefeito da Doutrina da Fé

Encontro busca criar instrumentos de colaboração e evitar rupturas nas relações entre a Fraternidade e a Santa Sé Um encontro entre o cardeal Victor Manuel...

Trabalhador rural morre ao ser atingido por raio no Pantanal

Eraldo foi vítima de descarga elétrica enquanto trabalhava em fazenda Eraldo Alves da Silva, de 50 anos, morreu na tarde desta terça-feira (3) ao...

Vereador Otávio Trad defende discussão sobre estacionamento rotativo para fortalecer o comércio central

Na sessão ordinária desta quinta-feira (05), o vereador Otávio Trad cobrou ações do Executivo Municipal em relação ao estacionamento rotativo da região central da...