terça-feira, 30/12/2025

Em Brasília, Caravina articula permanência no PSDB com foco em Riedel 2026

Durante a Convenção Nacional do PSDB, realizada nesta quarta-feira (5) em Brasília, o deputado estadual Pedro Caravina afirmou que sua permanência na legenda dependerá diretamente da posição do novo partido — resultado da fusão entre PSDB e Podemos — em relação à reeleição do governador Eduardo Riedel.

A possível fusão abre espaço para uma debandada de lideranças com mandato, e Caravina defende que os filiados tenham liberdade para trocar de sigla sem o risco de perder o cargo. Para ele, é melhor que essa movimentação ocorra agora, antes do período eleitoral de 2026, o que daria tempo para reorganizar as chapas e abrir espaço para novas lideranças.

“O partido não vai permanecer com o tamanho que tem hoje. A dispersão será natural, principalmente se houver janela. Mas, com organização e liderança, ainda é possível manter uma estrutura consistente em Mato Grosso do Sul”, afirmou o parlamentar.

Atualmente, o PSDB é a maior força política do Estado, com três deputados federais, seis estaduais, mais de 45 prefeitos e mais de 300 vereadores. No entanto, as conversas entre lideranças tucanas e outros partidos, como PP e PL, indicam possíveis mudanças de rumo. O próprio governador Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, que preside a sigla no Estado, têm mantido diálogo com outras legendas.

Caravina revelou que discutiu o tema com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, durante a convenção, e defendeu a abertura de uma janela partidária para acomodar a nova configuração política que pode surgir com a fusão.

“Sou filiado há anos, fui prefeito e hoje sou deputado pelo PSDB. Tenho interesse em continuar, mas é preciso que o partido tenha uma diretriz clara, competitiva, e esteja inserido no arco de alianças que irá apoiar a reeleição do governador Riedel”, explicou.

O deputado acredita que a construção partidária deve partir de quem realmente deseja permanecer na legenda. Segundo ele, não faz sentido adiar mudanças inevitáveis para o ano que vem, correndo o risco de surpresas que dificultem a formação de chapas competitivas.

Convenção

17ª convenção nacional do PSDB aprovou que a executiva nacional do partido dê continuidade aos trâmites para a incorporação do Podemos, formando assim um partido que representará o centro democrático brasileiro.

Esta é a primeira etapa de um processo que ainda levará alguns meses até a homologação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A aprovação obteve apoio de 98% dos convencionais de todo o Brasil que participaram da votação.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Retrospectiva 2025: Expansão recorde e protocolo inédito redefinem a saúde mental de MS

Estado amplia a Rede de Atenção Psicossocial, fortalece o atendimento regionalizado e avança na construção de fluxo unificado para emergências psiquiátricas A RAPS (Rede de...

Polícia Civil age rápido em caso de violência doméstica

A Polícia Civil de Rio Negro realizou a prisão em flagrante de um homem acusado de violência doméstica em uma propriedade rural, apreendendo ainda...

Polícia Civil cumpre prisão de autor de assalto na Capital

A Polícia Civil de Campo Grande prendeu, nesta terça-feira (23), um homem acusado de roubo contra uma adolescente de 15 anos no bairro Santo...

Guardiola alerta jogadores do City sobre ceia de Natal

Os jogadores do Manchester City terão três dias de folga durante o Natal, mas Pep Guardiola deixou claro que quem exagerar na ceia poderá...