segunda-feira, 17/11/2025

Alta precisão: cirurgia robótica avança na Cassems com cistectomia parcial

O Centro de Cirurgia Robótica do Hospital Cassems de Campo Grande deu mais um passo no avanço tecnológico ao realizar na última quinta-feira (15), uma cirurgia de alta complexidade para remoção de tumor na bexiga com o auxílio do robô Da Vinci. O procedimento foi conduzido pela equipe formada pelo médico urologista Tarso Nascimbem Ferraz, especialista em cirurgia robótica e que atende no Hospital Cassems de Três Lagoas, e teve ainda a participação dos médicos urologistas Bruno da Rosa de Almeida e Lydio Barbier Neto.

Para Ferraz, a realização desse tipo de cirurgia representa um avanço importante para a saúde e para o tratamento dos pacientes que já não precisam mais se deslocar para realizar o procedimento. “Esse tipo de procedimento antes era feito fora do Estado, em centros como São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Bauru. Poder realizá-lo em Campo Grande amplia o acesso dos pacientes a tratamentos cirúrgicos de alta complexidade, com mais comodidade e o mesmo padrão de excelência”.

Até então voltado a cirurgias robóticas de próstata e rins, o Hospital Cassems de Campo Grande agora amplia seu escopo de cirurgia robótica para tumores de bexiga. O investimento em tecnologia e capacitação da equipe coloca Mato Grosso do Sul em posição de destaque no cenário da cirurgia robótica nacional.

A paciente operada foi diagnosticada com uma massa na parede vesical há três meses, durante um exame de rotina. Após avaliação, foi indicado o tratamento cirúrgico devido ao crescimento da lesão e à confirmação de que se tratava de uma neoplasia não responsiva a outros métodos terapêuticos.

O especialista ressalta os benefícios que são diferenciais do procedimento realizado por meio da cirurgia robótica além da precisão milimétrica, menor trauma tecidual e preservação de estruturas essenciais. 

“No caso da bexiga, a técnica permite a retirada do tumor sem necessidade de descolamento da bexiga do espaço de Retzius, o que reduz significativamente o risco de incontinência urinária. Além disso, possibilita uma ressecção mais restrita e segura, preservando maior parte do órgão e reduzindo sintomas urinários no pós-operatório, como a necessidade de urinar com frequência”, finaliza Ferraz.

O Centro Cirúrgico Robótico do Hospital Cassems possui robô da plataforma da Vinci que segundo o especialista possibilita o melhor tratamento cirúrgico que existe em todo o mundo se igualando aos hospitais de excelência do país e do mundo. Ferraz ressalta ainda a importância de uma equipe multidisciplinar de apoio ao procedimento cirúrgico. 

“A equipe de enfermagem muito bem treinada permite que a cirurgia transcorra sem nenhum contratempo e foi uma grata surpresa tendo em vista que o Robô foi instalado a tão pouco tempo e era uma cirurgia que nunca havia sido realizada no estado”, finaliza.

A cirurgia realizada – uma cistectomia parcial robótica – é indicada para tratar tumores localizados acima da inserção dos ureteres na bexiga, que não podem ser removidos por técnicas endoscópicas. O principal objetivo é a remoção completa da lesão, preservando a função de armazenamento e esvaziamento urinário da bexiga.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Senador Nelsinho Trad impulsiona integração entre Brasil e países do Pacífico

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, com parecer favorável do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o Projeto de Decreto Legislativo 655/2025, que ratifica a...

Sessão Solene no Congresso exalta fé, união e valores da família

O Plenário Ulysses Guimarães foi palco, na manhã desta quarta-feira (12), de uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional da Família, marcada por...

Funsat oferece 1.249 vagas de emprego na véspera do “Feirão do Novembro Azul”

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) disponibiliza 1.249 vagas de emprego nesta terça-feira (11), véspera do Emprega CG – Novembro Azul, ação que reunirá...

NOVA ALVORADA DO SUL: Curso de macramê fortalece cultura e gera renda no assentamento Santa Luzia

A Prefeitura Municipal municipal, por meio da Coordenadoria da Agricultura Familiar e do CRAS, promoveu no Assentamento Santa Luzia um curso de macramê realizado...