quinta-feira, 22/05/2025

Alta precisão: cirurgia robótica avança na Cassems com cistectomia parcial

O Centro de Cirurgia Robótica do Hospital Cassems de Campo Grande deu mais um passo no avanço tecnológico ao realizar na última quinta-feira (15), uma cirurgia de alta complexidade para remoção de tumor na bexiga com o auxílio do robô Da Vinci. O procedimento foi conduzido pela equipe formada pelo médico urologista Tarso Nascimbem Ferraz, especialista em cirurgia robótica e que atende no Hospital Cassems de Três Lagoas, e teve ainda a participação dos médicos urologistas Bruno da Rosa de Almeida e Lydio Barbier Neto.

Para Ferraz, a realização desse tipo de cirurgia representa um avanço importante para a saúde e para o tratamento dos pacientes que já não precisam mais se deslocar para realizar o procedimento. “Esse tipo de procedimento antes era feito fora do Estado, em centros como São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Bauru. Poder realizá-lo em Campo Grande amplia o acesso dos pacientes a tratamentos cirúrgicos de alta complexidade, com mais comodidade e o mesmo padrão de excelência”.

Até então voltado a cirurgias robóticas de próstata e rins, o Hospital Cassems de Campo Grande agora amplia seu escopo de cirurgia robótica para tumores de bexiga. O investimento em tecnologia e capacitação da equipe coloca Mato Grosso do Sul em posição de destaque no cenário da cirurgia robótica nacional.

A paciente operada foi diagnosticada com uma massa na parede vesical há três meses, durante um exame de rotina. Após avaliação, foi indicado o tratamento cirúrgico devido ao crescimento da lesão e à confirmação de que se tratava de uma neoplasia não responsiva a outros métodos terapêuticos.

O especialista ressalta os benefícios que são diferenciais do procedimento realizado por meio da cirurgia robótica além da precisão milimétrica, menor trauma tecidual e preservação de estruturas essenciais. 

“No caso da bexiga, a técnica permite a retirada do tumor sem necessidade de descolamento da bexiga do espaço de Retzius, o que reduz significativamente o risco de incontinência urinária. Além disso, possibilita uma ressecção mais restrita e segura, preservando maior parte do órgão e reduzindo sintomas urinários no pós-operatório, como a necessidade de urinar com frequência”, finaliza Ferraz.

O Centro Cirúrgico Robótico do Hospital Cassems possui robô da plataforma da Vinci que segundo o especialista possibilita o melhor tratamento cirúrgico que existe em todo o mundo se igualando aos hospitais de excelência do país e do mundo. Ferraz ressalta ainda a importância de uma equipe multidisciplinar de apoio ao procedimento cirúrgico. 

“A equipe de enfermagem muito bem treinada permite que a cirurgia transcorra sem nenhum contratempo e foi uma grata surpresa tendo em vista que o Robô foi instalado a tão pouco tempo e era uma cirurgia que nunca havia sido realizada no estado”, finaliza.

A cirurgia realizada – uma cistectomia parcial robótica – é indicada para tratar tumores localizados acima da inserção dos ureteres na bexiga, que não podem ser removidos por técnicas endoscópicas. O principal objetivo é a remoção completa da lesão, preservando a função de armazenamento e esvaziamento urinário da bexiga.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Corrida de rua estreia em Jardim neste domingo

Neste domingo (18), a cidade de Jardim, realiza sua primeira corrida de rua, marcando oficialmente sua entrada no crescente calendário esportivo de Mato Grosso...

Discriminação atinge mais mulheres pretas no Brasil

Uma pesquisa inédita revelou que mulheres pretas são o grupo que mais sofre discriminação por múltiplos fatores no Brasil. Segundo o levantamento Mais Dados...

Morre Dorinha Duval a Cuca do “Sítio do Picapau Amarelo”

A atriz Dorinha Duval, aos 96 anos, faleceu nesta quinta-feira (21), marcando o fim de uma era para a TV brasileira. Conhecida por interpretar...

Itamaraty adota silêncio diante de denúncias de espiões russos

O Itamaraty decidiu manter cautela e silêncio diante das revelações de que o Brasil teria sido usado por anos como base para espiões russos....