sexta-feira, 25/07/2025

Governo Federal intensifica brigadistas para atuar em emergências em 20 Estados

A recente Portaria do Ibama nº 114/2024 traz boas notícias para a prevenção e combate aos incêndios florestais no Brasil. O Governo Federal autorizou a criação de brigadas federais temporárias para atuar em 19 estados e no Distrito Federal, reforçando o combate aos incêndios florestais que frequentemente afetam diversas regiões do país. Aqui está um resumo das principais medidas:

Criação das Brigadas: Brigadas temporárias serão estruturadas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
As brigadas podem ter de 10 a 25 profissionais, dependendo da necessidade local.

Estados e Municípios Atendidos:
Estados: Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Roraima, Rondônia e Rio de Janeiro.
Distrito Federal: Será contemplado.

Equipes de Pronto Emprego:

Pronto Emprego: Equipes que podem ser mobilizadas em menos de 24 horas para qualquer região do país, compostas por até 36 brigadistas.

Pronto Emprego Logística: Equipes especializadas em logística para suportar as ações de combate.

Estados Recebedores das Equipes de Pronto Emprego: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e Rondônia.

Profissionais de Queima Prescrita:
Especialistas em técnicas de manejo para prevenir a propagação de incêndios em períodos de seca.
Estarão alocados nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Goiás, Maranhão e Roraima.

Outras Contratações:
Supervisores estaduais e federais de diversas áreas, incluindo prevenção, monitoramento e logística, para apoiar as coordenações estaduais do Prevfogo.
O Prevfogo será responsável pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das brigadas e equipes especializadas. A iniciativa visa fortalecer a capacidade de resposta aos incêndios florestais e melhorar a eficiência das operações de combate e prevenção em todo o Brasil.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Lula reafirma: “Vamos cobrar imposto das big techs americanas”

Durante discurso no congresso da UNE, em Goiânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não vai ceder à pressão...

Parceria pela vida: Dr. Victor Rocha e Rede Feminina se reúnem

Na manhã de terça-feira (22), o vereador Dr. Victor Rocha se reuniu com representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer na Câmara Municipal...

Anna Toledo lança “Proibido”, faixa-título do primeiro DVD

A música encerra o EP1 e dá sequência ao lançamento por partes do primeiro projeto audiovisual da artista.

Primeira vez no cinema: Projeto Serraville leva 40 crianças a uma experiência inesquecível com apoio do padrinho e família

Na manhã desta segunda-feira (21), um grupo de 40 crianças da Região do Grande Noroeste viveu uma experiência única: pela primeira vez, muitas delas entraram numa...