segunda-feira, 10/11/2025

Governo Federal intensifica brigadistas para atuar em emergências em 20 Estados

A recente Portaria do Ibama nº 114/2024 traz boas notícias para a prevenção e combate aos incêndios florestais no Brasil. O Governo Federal autorizou a criação de brigadas federais temporárias para atuar em 19 estados e no Distrito Federal, reforçando o combate aos incêndios florestais que frequentemente afetam diversas regiões do país. Aqui está um resumo das principais medidas:

Criação das Brigadas: Brigadas temporárias serão estruturadas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
As brigadas podem ter de 10 a 25 profissionais, dependendo da necessidade local.

Estados e Municípios Atendidos:
Estados: Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Roraima, Rondônia e Rio de Janeiro.
Distrito Federal: Será contemplado.

Equipes de Pronto Emprego:

Pronto Emprego: Equipes que podem ser mobilizadas em menos de 24 horas para qualquer região do país, compostas por até 36 brigadistas.

Pronto Emprego Logística: Equipes especializadas em logística para suportar as ações de combate.

Estados Recebedores das Equipes de Pronto Emprego: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e Rondônia.

Profissionais de Queima Prescrita:
Especialistas em técnicas de manejo para prevenir a propagação de incêndios em períodos de seca.
Estarão alocados nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Goiás, Maranhão e Roraima.

Outras Contratações:
Supervisores estaduais e federais de diversas áreas, incluindo prevenção, monitoramento e logística, para apoiar as coordenações estaduais do Prevfogo.
O Prevfogo será responsável pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das brigadas e equipes especializadas. A iniciativa visa fortalecer a capacidade de resposta aos incêndios florestais e melhorar a eficiência das operações de combate e prevenção em todo o Brasil.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PGE/MS transfere atendimento da Dívida Ativa para novo endereço em Campo Grande

O atendimento presencial da Procuradoria de Controle da Dívida Ativa (PCDA), vinculada à Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS), passa a...

TJMS recebe Sandra Artioli como nova desembargadora

Com ampla experiência de 33 anos no Judiciário estadual, Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça de...

Decreto de Adriane corta salário de centenas de professores

Centenas de professores lotados na Semed foram surpreendidos, na segunda-feira (3), com cortes em seus salários. O motivo é o decreto que reduziu o...

Senar/MS leva saúde ao homem do campo no Novembro Azul

O mês de novembro é marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, com foco na prevenção do câncer de próstata. Pensando nisso, o Senar/MS...