terça-feira, 16/12/2025

 Tribunal de Justiça de MS recebe Selo Linguagem Simples 2025 do CNJ

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, recebeu, em nome do TJMS, o Selo Linguagem Simples 2025, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça, nesta terça-feira, dia 16 de dezembro. A certificação reconhece os esforços do Judiciário sul-mato-grossense na adoção de uma linguagem mais clara, direta e acessível em seus comunicados, especialmente nas decisões judiciais.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul está entre os órgãos da Justiça brasileira selecionados para receber o selo em 2025 e repete o reconhecimento obtido no ano anterior. A certificação é concedida aos tribunais que alcançam pontuação igual ou superior a 210 pontos, de um total de 350, conforme critérios estabelecidos na Portaria CNJ nº 212/2025.

Ao todo, 47 órgãos do Judiciário brasileiro foram agraciados com o Selo Linguagem Simples 2025, incluindo tribunais de justiça, do trabalho, eleitorais, federais e militares, além do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal.

A iniciativa está alinhada ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, criado pelo CNJ com o objetivo de tornar a comunicação judicial mais transparente e compreensível para a sociedade. O pacto incentiva práticas de inclusão e acessibilidade, como o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição e outras ferramentas que facilitem o entendimento do cidadão.

Para a obtenção do selo, o TJMS apresentou ações e projetos desenvolvidos em cinco eixos principais: simplificação da linguagem dos documentos, brevidade e objetividade das comunicações, educação e capacitação de magistrados e servidores, uso de ferramentas tecnológicas e parcerias institucionais. As iniciativas envolveram diversas áreas do Tribunal, como Escola Judicial, Coordenadorias da Mulher e da Infância e Juventude, Laboratório de Inovação (Labjus), Assessoria de Planejamento, Cerimonial e Secretaria de Comunicação.

Entre os projetos encaminhados ao CNJ estão o Programa de Simplificação de Documentos do TJMS, o Projeto Sem Cerimônias, o Simplificando o Judiciário, a plataforma ConectaJus Mulher e o projeto Estrelas na Cabana, voltado à prevenção da violência sexual infantil.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Fim de semana tem programação natalina e show de Ana Paula Valadão em Campo Grande

Você piscou e o fim de semana chegou! E, se ainda não pensou em qual a programação para fazer em família ou com amigos,...

Vendedor armado com faca persegue casal que recusou comprar tapetes

Um vendedor de tapetes de 37 anos foi preso em flagrante após ameaçar e tentar atacar um casal que se recusou a comprar seus...

As Dez Mais

Quinta, 11 de dezembro de 2025. Hoje é dia do Tango. Faltam 14 dias para o Natal. Manchetes do Correio do Estado: Arrocho fiscal é exigência para Adriane...

Em Brasília, prefeitura assina PEF e garante R$ 544 milhões para obras

A Prefeitura de Campo Grande esteve nesta terça-feira (9) em Brasília para formalizar a adesão ao Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF), durante ato realizado...