Tapiraí aposta em organização dos agricultores e apoio técnico para revitalizar a cultura
Tapiraí, no interior de São Paulo, conhecida como a antiga “Capital do Gengibre”, busca recuperar a força da cultura da raiz por meio da criação de uma associação de produtores e do apoio técnico do Instituto Agronômico (IAC). Atualmente, cerca de 40 agricultores cultivam aproximadamente 200 hectares e investem em melhorias no manejo, análise de solo, uso de produtos biológicos e tecnologias para elevar a produtividade e a qualidade. A iniciativa também busca conquistar novos mercados, com negociações para exportação e expectativa da concessão da Indicação Geográfica (IG), que deve valorizar o produto regional.
Apesar do potencial de rentabilidade, produtores ainda enfrentam desafios como doenças, escassez de mão de obra e altos custos de produção. O projeto de fortalecimento da cadeia produtiva inclui pesquisas para desenvolver mudas resistentes à fusariose e incentivar práticas agrícolas mais eficientes. A expectativa é ampliar a competitividade do gengibre paulista, recuperar espaço perdido para o Espírito Santo e consolidar Tapiraí como referência nacional e internacional na produção da raiz.
