Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) revela melhora na avaliação do presidente Lula (PT). A desaprovação caiu de 57% para 53%, enquanto a aprovação subiu de 40% para 43%. Segundo o levantamento, o confronto com o presidente americano Donald Trump, devido à taxação de produtos brasileiros, ajudou Lula a recuperar apoio fora de suas bases tradicionais.
A maior melhora foi registrada entre moradores do Sudeste, que tiveram reprovação reduzida de 64% para 56% e aprovação que subiu de 32% para 40%. Outros grupos que aumentaram o apoio foram mulheres, pessoas com ensino superior e trabalhadores que ganham entre dois e cinco salários mínimos. Também cresceu a aprovação entre os católicos.
O CEO da Quaest, Felipe Nunes, explicou que segmentos mais informados e impactados pelas tarifas de Trump passaram a apoiar o governo por reconhecerem a postura firme de Lula. A avaliação geral do governo federal, que vinha em queda desde dezembro de 2024, apresentou uma inversão, com a aprovação alcançando o melhor índice em meses.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 10 e 14 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais.