sábado, 14/12/2024

Drive Thru da Reciclagem começa amanhã e vai até sábado nos Altos da Afonso Pena

O que têm em comum garrafa plástica vazia, papel, papelão, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônico, tecido, lona, medicamento vencido, lâmpada, pilha, bateria e tantos materiais que não servem mais? A resposta é: nenhum desses materiais precisa ir para o lixo ou ficar ocupando espaço em casa. A partir de amanhã (14) acontece a 11ª edição de um super evento de reciclagem, pela primeira vez com a participação da Agência Estadual de Regulação (Agems).

Nos três dias de evento – 14, 15 e 16 de março, os altos da Afonso Pena em frente ao Parque das Nações Indígenas se transformam em um grande espaço de sustentabilidade, para receber material descartado, arrecadar doações para entidades assistenciais e promover atividades de lazer, educação e cultura sobre preservação ambiental e reuso de bens.

No Drive Thru da Reciclagem, o motorista pode entregar seu descarte sem precisar sair do carro, mas os organizadores estão preparando uma programação completa que vai fazer atrair a todos. Espaço pet, palestras, brincadeiras, demonstração de empresas de reciclagem, talk shows e uma série de outras atividades gratuitas vão acontecer durante todo o dia, das 9h às 18h. Também barracas de venda de alimentação.

“Nós queremos convidar os pais, as crianças, os jovens; estudantes, professores, donas de casa, quem trabalha no comércio, na indústria, quem estuda ou ensina nas universidades, enfim, todo cidadão pode aproveitar essa oportunidade”, ressalta o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.

Junto com o Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a Agems lidera a parceria do Estado com esse evento que em 10 anos reuniu mais de 15 mil pessoas. Somente na edição de agosto de 2023, foram arrecadadas seis toneladas de recicláveis, e a expectativa é superar essa meta, segundo Ana Franzolozo, da startup Du Bem Sustentável, Idealizadora do projeto.

O Drive Trhu da Reciclagem quer incentivar o descarte correto e toda a cadeia de reaproveitamento e de geração de renda que esse cuidado gera. “Nós teremos temáticas que vão envolver toda a sociedade. As pessoas, além de depositarem seus resíduos para reciclagem, poderão conhecer novas tecnologias, trabalhos e oficinas que envolvem todos os eixos de saúde e saneamento básico”, conta a diretora Iara Marchioretto.

“A Agems está trabalhando fortemente com a educação ambiental, no apoio aos municípios do Estado para a gestão correta dos resíduos e a preservação da água. Tudo isso vai estar disponível gratuitamente para o cidadão conhecer, vivenciar, se divertir. Esperamos todos lá”, reforça a diretora de Inovação Rejane Monteiro.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Refis segue com atendimento presencial e remoto até 20 de dezembro

A Prefeitura de Campo Grande realiza, até o dia 20 de dezembro de 2024, o Programa de Pagamento Incentivado (PPI), conhecido como Refis. A...

Ex-modelo busca ajuda após ficar com o rosto “derretido”

A ex-modelo Brandi Glanville está com um problema de pele que causa uma deformidade no rosto. Na imagem publicada por ela nas redes sociais,...

Polícia desmantela ponto de tráfico em Eldorado

Na manhã de quarta-feira (11), a Polícia Civil de Eldorado realizou uma operação bem-sucedida, cumprindo um Mandado de Busca e Apreensão em uma residência...

Empresas de transporte intermunicipal têm até 20 de dezembro para renovar autorização com a Agems

Operadores de linhas do Serviço de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros têm até 20 de dezembro de 2024 para solicitar a renovação da autorização....