DOURADOS: Prefeito vistoria obras do Ceim Vila Erondina e destaca compromisso com a educação

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, vistoriou nesta quarta-feira (20) a retomada das obras do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) da Vila Erondina. A construção, que estava paralisada desde 2019, voltou a ser executada em março deste ano após trabalho técnico da administração municipal para viabilizar a continuidade do projeto. A medida reforça o compromisso da atual gestão não apenas em concluir todas as obras que forem iniciadas, mas, também, retomar aquelas que foram abandonadas pelas gestões anteriores.

Durante a vistoria, o prefeito destacou a importância da retomada da obra e reforçou o compromisso da gestão com a Educação. “Há anos víamos uma obra desta envergadura parada”, afirmou. “Por meio de um trabalho técnico e criterioso com nossas equipes, hoje temos a satisfação de acompanhar a construção em nossa gestão, que além de ter o compromisso de concluir todas as obras que começar, também vai entregar aquelas que foram deixadas pelo caminho”, completou Marçal Filho.

Com pouco mais de dois meses de obras retomadas, parte da estrutura precisou ser refeita devido aos danos provocados pelo longo período de abandono. Entre os serviços já executados novamente estão a estrutura metálica da cobertura, rede de esgoto, drenagem e reboco de paredes, comprometidos pela exposição ao tempo e dilatação térmica.

Atualmente, as equipes trabalham na instalação hidráulica dos banheiros, enquanto 75% da cobertura já foi concluída. Também foram executados serviços de descarga atmosférica e seguem em andamento as instalações das caixas elétricas. As próximas etapas incluem concretagem do piso e aplicação de revestimentos.

O investimento total na obra será de R$ 3.399.788,91. Desse valor, R$ 2.568.986,29 são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e R$ 830.802,62 correspondem à contrapartida da Prefeitura de Dourados. O projeto segue o padrão Proinfância Tipo 1 e terá capacidade para atender até 376 crianças. A previsão é de que a obra seja concluída até o fim do primeiro semestre do próximo ano letivo.

A unidade contará com hall de entrada, secretaria, direção, salas para professores e reuniões, fraldários, lactário, sala de amamentação, cozinha, refeitório, solários, salas de aula, banheiros acessíveis e coletivos, sala multiuso, playground e áreas de apoio, totalizando 1.510,23 metros quadrados de área construída.

Quando foi interrompida, em 2019, a obra havia alcançado apenas 36,40% de execução. O contrato com a empresa responsável acabou rescindido em 2021 após descumprimento contratual e, desde então, o prédio permaneceu abandonado até a retomada atual.

Além da unidade da Vila Erondina, a atual gestão também retomou as obras dos Ceims do bairro Campina Verde e do Parque do Lago I. No Campina Verde, os trabalhos haviam sido interrompidos no início do ano passado e foram retomados em abril deste ano. Já no Parque do Lago I, a obra iniciada em 2013 voltou a avançar em março deste ano. “São três obras de Ceim retomadas, resultado de um trabalho com compromisso com a população e agilidade técnica. Estamos cuidando do presente, mas também planejando o futuro, garantindo que nossas crianças tenham oportunidades desde os primeiros passos na educação”, concluiu Marçal Filho.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PM de São Paulo transfere oficial acusado de feminicídio para a reserva

Caso Gisele Santana gera controvérsia após decisão administrativa da PM A Polícia Militar de São Paulo oficializou a transferência para a reserva do tenente-coronel Geraldo...

Homem é morto a facadas no Jardim das Macaúbas

GOI realiza diligências para identificar autores e esclarecer a dinâmica do crime Homem é morto a facadas no Jardim das Macaúbas, em Campo Grande. O...

MARACAJU: Prefeitura entrega uniformes esportivos para estudantes da Escola Agrícola Laurindo Stragliotto.

Investimento com recurso federal fortalece a prática esportiva e incentiva a participação dos alunos das modalidades de vôlei, futsal, basquete, handebol e atletismo. A Prefeitura...

VÍDEO: Jovem retira pistola das partes íntimas durante abordagem policial

Imagens circulam amplamente e dividem opiniões na internet Um vídeo gravado durante uma abordagem policial em Goiás viralizou nas redes sociais após registrar uma situação...