segunda-feira, 17/11/2025

Com mais de meio milhão de pessoas imunizadas, Mato Grosso do Sul lidera ranking nacional de vacinação contra Influenza

O Governo do Estado segue com ações intensivas para imunizar a população com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir os casos de gripe e SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). A mobilização conjunta entre estado e municípios já contabiliza aproximadamente 600 mil pessoas imunizadas, colocando Mato Grosso do Sul na liderança do ranking nacional de vacinação contra a Influenza.

De acordo com a RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde) do Ministério da Saúde, até o dia 21 de maio foram 596.575 doses aplicadas no Estado. Considerando as gestantes, crianças e idosos, que integram o grupo prioritário, Mato Grosso do Sul lidera a cobertura vacinal com 38,93%.

Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde um total de 1.221.420 doses da vacina contra a Influenza em 2025, que já foram 100% destinadas aos 79 municípios. Além das vacinas, a SES distribuiu mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas para viabilizar a imunização em todo o Estado.

Outra medida do Governo do Estado foi a Resolução que institui o MS Vacina Mais – Plano Emergencial de Vacinação Influenza 2025. A iniciativa destinou R$ 825 mil em recursos estaduais para que os municípios reforcem as ações de imunização contra a Influenza. Também por meio de Resolução foram destinados R$ 140 mil para composição de equipes de vacinação em Campo Grande.

Drive-thru de Vacinação promovido e organizado pela SES no Quartel do Corpo de Bombeiros em Campo Grande

O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, afirma que a mobilização fortalece a rede de imunização do Estado e demonstra o compromisso da SES com a ampliação do acesso a vacinas e com a saúde pública como um todo.

Gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes.

“A vacinação contra a Influenza é a principal medida preventiva contra complicações, internações e óbitos decorrentes da doença. A estratégia da SES busca imunizar toda a população nos 79 municípios, em especial, idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da saúde e demais públicos prioritários, garantindo acesso facilitado à imunização”, ressalta o gerente de Imunização da SES.

A vacinação no Estado está aberta para toda a população com idade a partir de 6 meses, porém é recomendado que os grupos prioritários se vacinem preferencialmente.

São eles: trabalhadores da Saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos Correios; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

O engajamento da população evidencia a importância da vacinação como medida de proteção individual e coletiva contra a influenza. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir casos graves da doença, internações e óbitos, especialmente neste período de maior circulação do vírus.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Funsat realiza evento do Novembro Azul com oportunidades em 182 empresas

A manhã desta quarta-feira (12) será marcada por conscientização e oportunidades de emprego. A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realiza o Emprega CG –...

Criminosos armados invadem residência no Aero Rancho

Dois criminosos armados invadiram uma residência na Rua Graciliano Ramos, no bairro Aero Rancho na tarde de sábado (15) em Campo Grande. A ação...

Coalizão pela pré-escola inicia ações em Mato Grosso do Sul para fortalecer a educação infantil

Parceria nacional propõe planejamento, formação e acompanhamento para elevar a qualidade da pré-escola na rede pública desde a primeira infância A Coalizão pela Pré-Escola inicia...

Jovem é preso pelo DOF ao tentar disfarçar transporte de drogas fingindo ser auditor

O DOF realizou, na terça-feira (11), a apreensão de 71 kg de maconha em uma Mitsubishi Pajero na BR-267, em Maracaju. Um jovem de...