segunda-feira, 9/02/2026

Campo Grande moderniza equipamentos de raio-X e fortalece atendimento na rede de urgência

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, está promovendo a modernização dos aparelhos de radiologia (raio-X). A substituição dos antigos equipamentos analógicos por versões digitais já está em curso nas unidades de pronto atendimento da Capital. Esse é mais um importante avanço na rede de saúde municipal.

A inovação dos equipamentos, além de representar um salto tecnológico, garante mais agilidade na realização dos exames, maior qualidade nas imagens e mais eficiência no diagnóstico médico. As unidades estão passando por uma transição programada, com períodos temporários de inatividade para instalação dos novos equipamentos, mas com previsão de retomada dos atendimentos a curto prazo de até 7 dias.

Nesta quarta-feira (10), os aparelhos antigos das unidades de urgência e emergência Moreninhas e Leblon foram retirados. A previsão é de que os novos equipamentos digitais estejam em pleno funcionamento já na próxima semana. A modernização segue o cronograma estabelecido com a transição entre as empresas prestadoras de serviço – da Health para a FIDI – ambas contratadas por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde.

Confira o cronograma de transição:

02/09 – UPA Santa Mônica, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e CRS Tiradentes

10/09 – UPA Moreninhas e UPA Leblon

17/09 – UPA Universitário e UPA Coronel Antonino

Durante esse período de transição, os atendimentos com raio-X estão sendo remanejados conforme a disponibilidade das unidades. Atualmente, estão em funcionamento os equipamentos das unidades Coronel Antonino, Universitário e Centro de Apoio e Diagnóstico Municipal CADIM, em casos de urgência ortopédica.

Nesta quinta-feira, (11/09), entram em operação os aparelhos digitais da UPA Santa Mônica, somando quatro unidades com o serviço ativo.

Na sexta-feira (12/09), o Pronto Atendimento Infantil (PAI) também retoma os atendimentos com o novo equipamento digital, totalizando cinco unidades com o serviço de raio-X em pleno funcionamento.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é manter pelo menos cinco unidades operando com raio-X durante todo o processo de modernização. Até o final de setembro, a meta é ter os sete equipamentos completamente renovados e em funcionamento.

A Prefeitura de Campo Grande reforça seu compromisso com a saúde pública de qualidade e destaca que a transição, embora temporária, trará mais agilidade, precisão e conforto aos pacientes atendidos na rede municipal de urgência e emergência.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

McLaren apresenta MCL40 para buscar tri consecutivo na F1

Pré-temporada no Bahrein marca estreia do carro que tentará manter a hegemonia da escuderia A McLaren revelou nesta segunda-feira, no Bahrein, o MCL40, carro com...

”Os escândalos sempre acontecem nos governos do PT”, diz Rodolfo Nogueira após protocolar CPMI do Banco Master

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) integra o grupo de parlamentares que protocolou no Congresso Nacional o pedido de instalação da Comissão Parlamentar Mista...

Tele-eletrocardiograma agiliza diagnóstico e ajuda a prevenir infartos em Mato Grosso do Sul

O Tele-ECG (tele-eletrocardiograma) tem ampliado a rapidez no diagnóstico de alterações cardíacas e apoiado intervenções precoces na rede pública de saúde de MS De janeiro a...

EMHA convoca sorteados no programa Recomeçar Moradia para PCDs 

 Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), publicou nesta quarta-feira (4), no Diogrande nº 8.212, o...