terça-feira, 11/11/2025

Café baiano conquista o Vaticano

Um café cultivado na Bahia percorreu um caminho inusitado até chegar às xícaras sagradas do menor país do mundo: o Vaticano. Produzido na Fazenda Aranquan, em Ibicoara, o grão brasileiro foi escolhido em 2009 para abastecer a sede da Igreja Católica, vencendo uma concorrência internacional que exigia café orgânico e biodinâmico.

Conhecido como “Café Santo” por embarcar pelo Porto de Santos, o produto passou a ser chamado carinhosamente de “Santo Café” pelos religiosos do Vaticano. O grão foi servido até 2013, ano em que o papa Francisco assumiu o papado e também provou da bebida brasileira.

A história do café na Igreja Católica é curiosa. No século 17, a bebida foi vista com desconfiança por ser popular entre muçulmanos. Mas a lenda conta que o papa Clemente VIII, após provar o “elixir do diabo”, decidiu “batizá-lo” e aprová-lo oficialmente.

Desde então, o café virou hábito entre papas e cardeais, atravessando séculos como símbolo de hospitalidade e prazer. Hoje, sob a marca Latitude 13, o café da Aranquan também é exportado para países como a Dinamarca, levando consigo um toque brasileiro de fé, sabor e tradição.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

BODOQUENA: Prefeitura realiza audiência pública para discutir lei orçamentária anual de 2026

A Prefeitura de Bodoquena convida toda a população para participar da audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026....

Idoso é preso após matar diarista em Dourados

A Polícia prendeu no último sábado (8) um idoso de 71 anos, acusado de homicídio qualificado por motivo fútil. A vítima, um homem de...

Após brilhar no The Voice Brasil, Enzo Ferro vive novo momento na carreira: “Pronto para escrever os próximos capítulos”

Cantor encerra sua participação no reality com gratidão, aprendizados e planos para uma nova fase na música

Brasil e Uruguai firmam parceria para cooperação em bioinsumos

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou nesta terça-feira (4) um Memorando de Entendimento (MoU) com o ministro uruguaio Luis Alfredo Fratti...