A Escola Municipal Rui Barbosa realizou na quarta-feira (22) a inauguração da obra “Diversidade de Maria”, uma intervenção artística que celebra a identidade, a representatividade e o respeito à diversidade no ambiente escolar. A ação foi realizada por meio do Departamento de Cultura, em parceria com as artistas e produtoras douradenses Ludmila Lopes e Damata.
A obra foi viabilizada com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, destinada ao fomento de ações culturais em todo o país. Por se tratar de um projeto contemplado por essa legislação federal, não houve utilização de recursos do orçamento municipal. O mural traz em sua composição elementos que exaltam a figura feminina, as diferentes culturas e a pluralidade de histórias que formam a nossa sociedade.
Durante o evento de inauguração, os alunos participaram de uma roda de conversa com as artistas, que explicaram o processo criativo e os significados presentes na obra. O momento promoveu um diálogo enriquecedor, incentivando os estudantes a refletirem sobre temas como empatia, inclusão e respeito às diferenças.
A programação contou ainda com a participação da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Kamila Madureira da Silva, que apresentou uma peça teatral educativa e lúdica, reforçando os valores transmitidos pela obra e ampliando a compreensão dos alunos por meio da linguagem cênica.
O Departamento de Cultura esteve presente no evento, reforçando seu compromisso com o fomento de ações culturais e educativas que envolvem a comunidade escolar e contribuem para o desenvolvimento social dos estudantes.
A diretora da escola, Iris Vanda Ortoncelli Moreno, destacou a importância da iniciativa:
“É gratificante ver nossos alunos tão envolvidos, não só admirando a arte, mas compreendendo a mensagem que ela transmite. Essa ação aproxima a cultura da educação e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos.”
Com a obra agora instalada no pátio da escola, “Diversidade de Maria” se torna um marco visual e simbólico de uma educação voltada para a inclusão, a sensibilidade social e o respeito à diversidade, reafirmando a arte como poderosa ferramenta de transformação no espaço escolar.