segunda-feira, 8/12/2025

Feriado religioso reúne fiéis em nove cidades de MS em homenagem a Nossa Senhora de Caacupé

O Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Caacupé, padroeira do Paraguai, é celebrado nesta segunda-feira (8) em nove municípios de Mato Grosso do Sul. A devoção paraguaia mobiliza fiéis com missas, tríduos e manifestações populares em Aquidauana, Dourados, Iguatemi, Miranda, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Coronel Sapucaia, Sete Quedas e Porto Murtinho.

A tradição religiosa é marcada pelo tríduo, três dias de oração que antecedem a data, e celebrações no dia 8 de dezembro. Em Campo Grande, embora não haja feriado oficial, capelas dedicadas à santa organizaram tríduos de sexta-feira (5) a domingo (7), com encerramento nesta segunda-feira. Entre os bairros que promovem as celebrações estão Jardim Itália, Jardim Montevidéu e São Conrado.

A devoção à santa tem origem no Paraguai, a partir da promessa de um indígena guarani que, ao escapar ileso de uma perseguição, esculpiu duas imagens de Nossa Senhora. A imagem maior pode ser visitada no santuário da cidade de Caacupé, cujo nome significa “atrás da montanha” em guarani, enquanto a menor foi encontrada no Lago Ypacaraí, consolidando o culto à santa e o crescimento da cidade.

A presença de comunidades paraguaias em Mato Grosso do Sul reforça a tradição, especialmente em bairros com grande concentração de famílias do país vizinho. Segundo o padre Alisson Muryel, da Paróquia Maria Medianeira das Graças, a devoção se espalhou devido aos milagres atribuídos à santa e à importância cultural da fé para essas comunidades.

Em cidades como Porto Murtinho e Dourados, a santa é padroeira e inspira festividades locais. Em Ribas do Rio Pardo, a data coincide com a abertura da programação natalina, incluindo acendimento das luzes, chegada do Papai Noel e shows, enquanto manifestações populares, como o preparo de pratos típicos como chipa e sopa paraguaia, reforçam a tradição religiosa e cultural.

Caacupé ou Conceição? Entenda

Nossa Senhora de Caacupé é venerada como padroeira do Paraguai, sua imagem remonta ao século XVII, consagrada após um milagre atribuído a um indígena guarani, que esculpiu a estátua como forma de gratidão pela própria fuga de uma emboscada. 

No Brasil, especialmente no Mato Grosso do Sul, a devoção a essa santa convive com a tradição de venerar a Nossa Senhora da Conceição: o dia 8 de dezembro marca o feriado religioso dedicado à Imaculada Conceição e a festa de Caacupé acaba sendo celebrada sob o mesmo contexto, integrando a fé mariana à cultura paraguaia presente na região. 

Nossa Senhora de Caacupé e Nossa Senhora da Imaculada Conceição, também conhecida como Nossa Senhora da Conceição, são a mesma figura, mas veneradas sob títulos diferentes. O nome “Imaculada Conceição” refere-se ao dogma católico que afirma que Maria foi preservada do pecado original desde sua própria concepção. Já “Caacupé” é o nome de uma cidade paraguaia onde a devoção surgiu.

fonte: topmidianews

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

OMS inclui caneta emagrecedora em diretriz sobre obesidade

A OMS divulgou sua primeira diretriz sobre o uso de terapias com GLP-1 para obesidade, conhecidas como canetas emagrecedoras. O objetivo é incluir esses...

Bonito reforça ações de recuperação florestal com novas 10 mil mudas doadas pela Itaipu Binacional

A Secretaria de Meio Ambiente de Bonito realizou, nesta semana, mais uma viagem ao Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, para retirar 10...

EUA ordenam saída imediata de americanos da Venezuela

O governo dos Estados Unidos atualizou, na quarta-feira (3), as orientações sobre viagens de cidadãos americanos à Venezuela, diante do aumento da tensão entre...

Como o deserto peruano virou celeiro global de frutas

O deserto costeiro do Peru, especialmente nas regiões de Ica e Piura, transformou-se em um polo agrícola global graças ao investimento privado, irrigação avançada...