sexta-feira, 5/12/2025

Cidadania quer ouvir jovens e 60+ em projeto que conecta gerações em Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado da Cidadania lançou a Escuta Pública “Conectando Gerações”, iniciativa que convida jovens e pessoas idosas de Mato Grosso do Sul a participarem da construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do diálogo entre diferentes fases da vida. A consulta, totalmente online, estará disponível até o dia 15 de janeiro de 2026.

O processo tem como objetivo reunir percepções, experiências e sugestões sobre convivência intergeracional, inclusão, respeito e participação comunitária. As contribuições vão subsidiar o Conectando Gerações, que caminha para se transformar em programa estadual voltado ao envelhecimento ativo e ao fortalecimento de vínculos entre juventude e população 60+.

Projeto trabalha intergeracionalidade com as duas populações em MS. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

Subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Larissa Paraguassú, reforça que ouvir as duas pontas da linha geracional é o centro do projeto.

“A proposta de lançar a escuta pública tem um objetivo simples, mas profundo, que é ouvir os jovens e as pessoas idosas para compreender suas percepções e sugestões sobre convivência, inclusão e diálogo entre as gerações. Essa escuta é essencial para que o projeto represente as vozes dos municípios e reflita as necessidades reais da população”, descreve.

Larissa lembra que o debate sobre envelhecimento ganhou amplitude nacional nos últimos meses, com o tema presente no Enem. “O envelhecer deixou de ser pauta do futuro para se tornar desafio e oportunidade do presente. O Conectando Gerações propõe justamente aproximar idades, olhares e construir pontes entre o ontem, o hoje e o amanhã.”

Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, a participação da sociedade é determinante para consolidar uma política pública sólida.

“A escuta é um grande marco para Mato Grosso do Sul. Precisamos ouvir juventude e população idosa sobre suas experiências, ideias e proposições. A intergeracionalidade impacta diretamente os dois grupos e, com essas contribuições, queremos estruturar um programa robusto, capaz de reduzir violências, opressões, desrespeitos e desigualdades.”

A Secretaria de Estado da Cidadania reforça que a participação social é fundamental para ampliar a qualidade das políticas públicas, tornando-as mais humanas, conectadas e representativas da realidade dos municípios.

A escuta permanece aberta até 15 de janeiro de 2026, no formato online. Para participar, clique aqui.

Conectando Gerações

Conectando Gerações – Caminhos para Promoção da Intergeracionalidade é uma iniciativa das Subsecretarias de Políticas Públicas para Juventude e para Pessoas Idosas que propõe fortalecer o diálogo entre diferentes fases da vida, valorizando capacidades múltiplas e reconstruindo pontes entre trajetórias, histórias e saberes.

Em um contexto marcado por transformações rápidas e relações cada vez mais mediadas pela tecnologia, o projeto nasce como um convite ao encontro e à escuta ativa: reconhecer que jovens e pessoas idosas têm muito a aprender e a ensinar, uns aos outros. O material do Conectando Gerações amplia reflexões e apresenta caminhos concretos para fomentar a intergeracionalidade em diversos espaços, abordando temas que vão desde a desconexão entre gerações até sugestões práticas de convivência e atividades compartilhadas.

Mais do que um guia, o Conectando Gerações se coloca como uma ferramenta de transformação social. Seu propósito é inspirar educadores, gestores públicos, lideranças comunitárias e toda a sociedade a promover vínculos mais fortes, empatia e pertencimento, construindo um Mato Grosso do Sul em que as conexões entre juventude e população 60+ sejam reconhecidas como um valor essencial.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PL de Hashioka que inclui Caminho do Imaculado Coração de Maria no Calendário Oficial de MS é aprovado em 1ª discussão na Alems

Foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei 195/2025, que inclui o Caminho do Imaculado Coração de Maria, que acontece anualmente na última...

Barra de supino cai e mata homem durante treino em Olinda

Um homem de 55 anos morreu após ser atingido no tórax por uma barra de supino durante um exercício em uma academia localizada em...

Transparência e responsabilidade em políticas de bem-estar animal

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) promove, nesta segunda-feira (01/12), na Câmara Municipal de Campo Grande, a Audiência Pública sobre Prestação de Contas dos Convênios...

DOURADOS: Prefeitura forma turma do programa “Mais Saúde com Agente”

A Câmara Municipal de Dourados foi palco, na sexta-feira (28), da cerimônia de formatura da segunda turma de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde...