sexta-feira, 26/09/2025

DOURADOS: Prefeitura anuncia os vencedores do Prêmio Marco Verde

A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto Municipal do Meio Ambiente (Imam), divulgou nesta sexta-feira (26) os vencedores do Prêmio Marco Verde 2025, em cerimônia realizada no auditório da prefeitura. O evento contou com a presença do prefeito Marçal Filho, do diretor-presidente do Imam, Fábio Luis, do vereador Elias Ishy, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, além dos participantes que concorriam ao prêmio e convidados.

O prêmio é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdam), e nasceu como evolução do tradicional Troféu Marco Verde, ampliando o reconhecimento a pessoas físicas que desenvolvem projetos e ações de impacto ambiental no município. Além da homenagem, os vencedores recebem incentivo para investir em suas iniciativas, estimulando novas ações e reforçando o compromisso de Dourados com o desenvolvimento sustentável.

Entre os seis projetos submetidos e avaliados por comissões técnicas, três foram premiados: Augusto Giaretta – Atuação do Herbário DDMS no município de Dourados: valorização do patrimônio botânico regional; Lethicia Dorce – Ara Poty: Salas Verdes, Cooperação e Empreendedorismo Indígena; e Márcia Ramos – Projeto de Apoio ao Resgate e Adoção Responsável de Animais de Rua. Entre os três, os trabalhos de Lethicia Dorce e Márcia Ramos receberam premiação em dinheiro no valor de 400 Uferms (cerca de R$ 21 mil cada), como forma de garantir a continuidade e ampliação dos projetos.

Projetos de Lethicia Dorce e Márcia Ramos receberam premiação em dinheiro no valor de 400 Uferms

Além dos vencedores, também participaram do prêmio com iniciativas de destaque, Carlos Reinier Garcia Cardoso – Sistêmica Kovê Ltda.: primeira empresa de controle biológico com macrobiológicos em Mato Grosso do Sul; Giovan Fonseca Coelho – Pomar Popular; e Michele Nóbrega – Peletização com nanopartículas para seeds bombs utilizadas na aerodispersão por dronecoria.

O prefeito Marçal Filho reforçou a importância do cuidado com a cidade. “A palavra que mais uso é cuidado: cuidar do lugar onde a gente vive, da casa, do quintal e das ruas. Precisamos ter consciência e fazer nossa parte. Meio ambiente também é manter quintais limpos e não jogar lixo na rua. Queremos uma cidade florida e arborizada. Esse prêmio é um estímulo e um reconhecimento às ações que ajudam a transformar Dourados”, destacou o prefeito, ao lembrar, ainda, do projeto em andamento do Imam, de substituição de árvores condenadas e com o plantio do dobro de novas espécies.

O diretor-presidente do Imam, Fábio Luis, destacou a importância do reconhecimento promovido pelo prêmio. “Queremos valorizar projetos que muitas vezes são feitos por voluntários, entidades e cooperativas, sem o devido reconhecimento público, mas que geram resultados muito positivos para a sociedade. O Marco Verde tem esse papel de dar visibilidade e estimular novas iniciativas em prol da sustentabilidade. Sozinho, o poder público não consegue dar conta de toda a demanda, por isso é fundamental essa parceria com a comunidade”, disse.

Para o vereador Elias Ishy, a iniciativa é fundamental para estimular a população a se engajar nas causas ambientais. “A questão ambiental deve ser preocupação de todos. Muitas vezes esperamos só do poder público, mas é essencial que a população também se envolva. Há muitas pessoas que ajudam e estão engajadas, e em conjunto podemos melhorar a cidade”, afirmou.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

VÍDEO: Serralheiro é espancado ao tentar reaver objetos roubados na Capital

Na madrugada de ontem (25), um caso chocante foi registrado no bairro Cidade Morena. Batista, um serralheiro conhecido na comunidade, foi brutalmente espancado após...

Papy celebra aprovação do Programa Minha Casa Legal: “Fortalecimento da Política Habitacional”

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (25), o Projeto de Lei que institui o Programa Minha Casa Legal...

Forte Coimbra faz 250 anos e será restaurado com apoio do Estado

O Forte Coimbra, ícone da história militar brasileira, completa 250 anos e será totalmente restaurado. Localizado no Pantanal sul-mato-grossense, o monumento receberá R$ 19...

Ex-diretor do FBI é indiciado após pressão de Trump

O ex-diretor do FBI, James Comey, foi formalmente acusado na quinta-feira (25) por obstrução de justiça e declarações falsas, segundo o Departamento de Justiça...