sábado, 19/04/2025

Pescaria “Só Delas” vem trazendo mais cor e animação para o Pantanal

No último fim de semana, de 10 a 13 de abril, o município de Porto Murtinho sediou um evento de pesca feminina, atividade que vem ganhando cada vez mais adeptas: a pescaria “Só Delas”, que nasceu de um grupo de 13 amigas da cidade e hoje reúne 48 mulheres não só de Porto Murtinho, mas de Bonito, Dourados, Taquarussu, Nova Andradina, Campo Grande, Cuiabá (MT), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

A primeira edição do evento aconteceu em 2022 e de lá para cá passou a ser realizado todo mês de abril, sempre crescendo.

“Estávamos reunidas em uma tarde festiva e tivemos essa brilhante ideia de montar um grupo de pesca feminina. Daí surgiu a ‘Pescaria Só Delas’. Desde então, a cada ano, mais amigas são convidadas a participar”, explica Silvia Pinese, uma das 13 amigas originais. “Mesmo crescendo, a gente continua com a essência inicial, que é reunir amigas para pescar, dar boas risadas e contemplar a natureza de forma sustentável. A preservação ambiental é uma das nossas bandeiras. Inclusive, pelo fato de abril ser o mês da prevenção contra a crueldade animal [Abril Laranja], o uniforme do evento este ano levou essa cor”, completa.

Thiara Domitila, uma das três organizadoras da edição de 2025, destaca que a pesca esportiva é uma atividade turística importante e que todo o evento foi baseado no ‘pesque e solte’. “É uma atividade que movimenta a economia e promove o desenvolvimento local. E todo peixe que foi pescado foi solto. Filmávamos tirando do rio, pesávamos, medíamos e devolvíamos para a água.

Em 2025, foram três equipes campeãs: “Sereias do Pantanal” na categoria Peixe Mais Pesado, com um jau de 12 kg e 98 cm; a categoria Maior Quantidade de Peixes ficou para a equipe “Destemidas”, que pegou três barbados e uma jurupoca; e a equipe “Mete Marcha” levou o troféu de Equipe Mais Animada.

“Mesmo com um final de semana de muita chuva no Pantanal, nada impediu a mulherada de ir para o rio pescar, foi um evento lindíssimo e marcante.”, celebra Thiara.

Programação diversificada

Realizada pelo segundo ano consecutivo na Pousada Pantaneira Foz do Rio Apa, localizada à beira do Rio Paraguai, a 4ª edição do evento, este ano, teve 16 equipes de três integrantes cada.

Além da pescaria, o evento também contempla momentos de descontração e festa. Todas as noites foram animadas com muita música ao vivo da dupla feminina Jack & Ellen. “Na primeira noite, a Pousada ofereceu uma festa de boas vindas com direito a queima de fogos e bar de drinks. Já na segunda e terceira noites tivemos festas temáticas, festa na piscina e noite pantaneira, com direito a traje a rigor”, explica Nadia Dias, uma das organizadoras.

Cada equipe recebeu um kit pescaria contendo camiseta, mochila, viseira e repelente. Além disso, a Pousada presenteou as pescadoras com um kit proteção, que tinha óculos, protetor solar, protetor labial, kit ressaca, e lindas bandeiras com o logotipo do evento e o nome de cada equipe.

Experiências

Para algumas mulheres do grupo, o evento foi a porta de entrada para a pesca esportiva. “Nunca tive interesse em pesca, mas tenho uma amiga que em 2024 foi convidada a participar da ‘Só Delas’ e me convidou. Topei e fomos. Foi maravilhoso”, conta a advogada Mariana Nunes, 26 anos, moradora de Dourados. “Me apaixonei de verdade! É inexplicável a paz, a empolgação e realização de ir pescar e fisgar o peixe”, complementa.

Já a fisioterapeuta campo-grandense Kaciane Corrêa Mochizuke, 43 anos, afirma que estar no Pantanal com amigas é uma oportunidade de se reconectar. “Tenho o coração fincado há 20 anos em Porto Murtinho. E participo da pescaria ‘Só Delas’ porque ali eu me reconecto com o que há de mais bonito: a força das mulheres, a alegria verdadeira, a emoção da pesca esportiva e o nosso Pantanal, que é um pedaço da minha alma!”

“Essa pescaria é um dos momentos mais esperados do meu ano. Sempre gostei de pescar – pescava com a família e desde então o rio faz parte da minha história. Mas foi quando entrei na ‘Só Delas’ que descobri um outro lado da pescaria: aquele que é só meu. Um tempo só pra mim. É o meu momento de desligar do mundo. Só eu, o rio, a natureza e um monte de mulheres incríveis vivendo a mesma vibe”, testemunha a enfermeira Estela da Silva Neves Elias, 39 anos, residente em Porto Murtinho.

Para saber mais sobre a pescaria “Só Delas”, acesse o Instagram do evento: @sodelasoficial_.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Deputado Caravina denuncia irregularidades na BR-163 e cobra suspensão de leilão da concessão

Durante a entrega do relatório final sobre a concessão da BR-163/MS à presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta terça-feira...

COBRAPOL tem novo presidente: Giancarlo Miranda

Giancarlo Corrêa Miranda é o novo presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL). A posse ocorreu durante o XXVI Congresso Nacional da...

Funsat oferece 1.929 vagas nesta segunda-feira 

Na segunda-feira (14), a Funsat (Fundação Social do Trabalho) anuncia recrutamentos em 179 profissões diferentes. São ao todo, 1.929 vagas disponíveis na intermediação do...

Leilão da Receita: PlayStation 5 e Notebook com Descontos Imperdíveis

A Receita Federal realizará um leilão eletrônico de mercadorias apreendidas em Viracopos, com preços acessíveis e itens variados. O leilão contará com 400 lotes,...