quarta-feira, 17/09/2025

TCE-MS discute primeira infância em encontro estadual de educação

O objetivo do evento foi discutir e fomentar políticas públicas voltadas para a educação no âmbito estadual e federal.

Os integrantes do Comitê Intersetorial de Trabalho do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS participaram, nesta terça-feira, 30 de julho, do “Encontro Estadual de Dirigentes Municipais de Educação Políticas Educacionais: Desafios e Possibilidades na Gestão Pública Municipal” – uma iniciativa da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MS) que reuniu secretários e técnicos de educação dos 79 municípios do Estado.

O objetivo do evento foi discutir e fomentar políticas públicas voltadas para a educação no âmbito estadual e federal. “É importante esse momento de formação, tendo em vista que a demanda da educação está intensa, principalmente, porque estamos em processo de transição”, destacou a diretora-presidente da Undime, Mirta Landolfi.

Foram abordados temas como transição da gestão municipal em educação, gestão pública municipal em educação, política nacional de educação em tempo integral, mediações pedagógicas e avaliações educacionais. A primeira infância foi amplamente debatida, trazendo à discussão temas como o compromisso nacional criança alfabetizada e planejamento orçamentário.

Ao Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul coube a apresentação do painel “O TCE e a Primeira Infância como Prioridade Absoluta na Gestão Pública e Orçamento”. O conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira destacou que “para que uma política pública seja possível, é necessário que haja planejamento. É por isso que precisamos trabalhar de forma intersetorial para que a inserção dessas políticas seja prioridade para cada município”.

O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, responsável pela dimensão fiscalização do Programa, Eduardo Dionizio, falou sobre os instrumentos de planejamento orçamentário – PPA, LDO e LOA. “Nosso objetivo é sensibilizar todos os secretários municipais de educação para que façam frente junto aos prefeitos e aos setores de planejamento para que, ainda neste ano, os orçamentos possam contemplar, para o ano vindouro, a política da primeira infância”.

Também participou da apresentação a coordenadora da dimensão capacitação do Programa do TCE-MS, Sandra Rose Rodrigues, que apresentou as ações desenvolvidas pelo TCE-MS para auxiliar os gestores públicos na implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Com ênfase na Rota Bioceânica, Zeca propõe implantação de escritório da ApexBrasil em MS

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nessa quinta-feira (4), o deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação...

Câmara Municipal celebra dia da comunidade japonesa e Roberto Higa é homenageado pelo vereador professor Riverton

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou, nesta semana, sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa, reunindo autoridades, lideranças e representantes da...

Idoso morre após queda dentro de casa na Mata do Jacinto

Na tarde da última terça-feira (9), Naor da Silva (68) morreu após sofrer uma queda dentro de sua residência no Residencial Mata do Jacinto,...

Polícia Civil participa de celebração do Jubileu em Campo Grande

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul participou no domingo (14) do Jubileu das Forças Armadas e Segurança Pública, em Campo Grande. O...