terça-feira, 30/12/2025

Caravina propõe criação de hospital veterinário público em MS

O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) quer que o governo do Estado estude a viabilidade de implementação de um hospital veterinário público em Mato Grosso do Sul.

Por meio de indicação encaminhada ao governador Eduardo Riedel (PSDB), o deputado alega que muitas vezes os cuidadores de animais não dispõem de condições financeiras para arcar com os elevados custos dos serviços veterinários.

Cópia do documento foi encaminhada ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa. O objetivo de sua indicação, segundo ele, é o fortalecimento da saúde pública, prevenção de zoonoses e a garantia do bem-estar animal, promovendo atendimento veterinário acessível aos animais domésticos.

Caravina assinala em sua justificativa que a disponibilização de um hospital veterinário público é uma medida estratégica para o fortalecimento da saúde pública e da proteção animal, tendo em vista ser fundamental para atender tanto aos proprietários de animais domésticos quanto aos cuidadores de animais comunitários, proporcionando uma série de benefícios diretos e indiretos à comunidade.

“A criação de hospital veterinário público contribuirá significativamente para a prevenção e controle de zoonoses, doenças transmitidas entre animais e humanos, permitindo a detecção precoce e o tratamento adequado dessas doenças, reduzindo o risco de surtos e protegendo a saúde humana”, justifica o parlamentar.

“Além disso, reforça Caravina, o hospital veterinário funcionaria como um centro de vigilância contra maus-tratos aos animais, contendo profissionais atuantes que poderiam identificar e denunciar indícios de abusos às autoridades competentes”.

MONITORAMENTO

Para o tucano, outro aspecto importante seria a possibilidade de monitoramento e atualização das carteiras de vacinação dos animais, bem como a aplicação de vacinas em atraso, garantindo a imunização adequada, prevenindo a propagação de doenças infecciosas e contribuindo para a saúde coletiva.

“É imperativo destacar que muitos cuidadores de animais não dispõem de condições financeiras para arcar com os elevados custos dos serviços veterinários, assim, um hospital veterinário público atenderia essa significativa demanda social, assegurando que todos os animais, independentemente da condição econômica de seus tutores, recebam o tratamento adequado”, reforça a justificava do parlamentar.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

POLÍCIA CIENTÍFICA- Governador Eduardo Riedel recebe diretoria do SINPOF/MS

O presidente do SINPOF/MS, Francisco Orlando, e o diretor Paulo Márcio foram recebidos pelo governador Eduardo Riedel, em seu gabinete, em uma agenda mais...

Estado se consolida como referência em turismo sustentável, promoção e inteligência de mercado

Em um ano marcado por avanços históricos, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) encerra 2025 com resultados expressivos nas...

Retrospectiva 2025: Pehosp consolidou novo modelo de financiamento hospitalar fortalecendo a rede SUS em MS

Nikola Jokic protagonizou uma noite histórica na NBA neste Natal, conduzindo o Denver Nuggets a uma vitória de 142x138 sobre o Minnesota Timberwolves. O...

Câmara avança com projeto que classifica genocídio morte de ucranianos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 423/22, que reconhece como genocídio...