segunda-feira, 29/12/2025

TCE-MS realiza oficina on-line sobre Plano Municipal da Primeira Infância

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul realizou nesta quinta-feira, 27 de junho, uma oficina temática para a Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância.  Quase duzentas pessoas, entre secretários e técnicos de saúde, educação, assistência social e de planejamento, orçamento e finanças dos 79 municípios do Estado, participaram da reunião on-line.

A oficina temática “Passo a passo para a Elaboração do PMPI” tem o objetivo de orientar os gestores públicos na implantação de ações estratégicas nas áreas da saúde, educação, assistência social, mobilidade urbana, cultura, lazer e nutrição voltadas para a Primeira Infância.

O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância de todos municípios terem um PMPI, consolidado na forma de projeto de lei. “Os trabalhos que ora se realizarão, já com a definição das Comissões e com os coordenadores que participam dessa oficina, servirão de base para a próxima etapa do nosso Programa, que será a inserção das ações que estarão no Plano final, dentro do planejamento orçamentário dos municípios”.

O Comitê de Trabalho do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância trouxe para essa oficina um importante exemplo de município que já possuiu um PMPI. O secretário de educação, cultura e esporte de Alcinópolis, Jesus Aparecido de Lima, fez uma breve apresentação do trabalho desenvolvido no município em prol da primeira infância e de como foi todo o processo que culminou com o PMPI de Alcinópolis. Uma equipe do TCE-MS esteve em Alcinópolis na semana passada para ver de perto as ações desenvolvidas no município a partir do Plano Municipal da Primeira Infância.  

A coordenadora da dimensão Capacitação do Programa, Sandra Rose Rodrigues, destacou a importância da participação do secretário. “Alcinópolis já avançou na elaboração e implantação do PMPI e está na etapa de monitoramento e avaliação. Então hoje ele trouxe uma contribuição com relatos de situações concretas e as possibilidades para a elaboração do Plano”.

O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo Dionizio, informou que até hoje 40 municípios já publicaram o decreto instituindo as Comissões que serão responsáveis pela elaboração dos PMPIs dos municípios. “O nobre trabalho que vocês estão realizando, com o apoio do TCE, tem prazo e um cronograma a ser cumprido. Vocês elaborarão um documento alinhado com a realidade dos seus municípios, que vai passar pelo crivo do Poder Legislativo, transformando em lei o PMPI”

A defensora pública Débora Paulino, que integra o Comitê Ampliado do Programa, também participou da oficina on-line.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Hemodiálise mais perto de casa reduz deslocamentos e amplia o cuidado em MS

O ano de 2025 marcou uma mudança concreta na vida de pacientes com DRC (Doença Renal Crônica) em Mato Grosso do Sul. Em um...

Feriados de fim de ano alteram funcionamento da Casa da Saúde

Usuários devem se programar para retirada de medicamentos antes do período festivo A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde Carlos...

Histórias mágicas, diversas e instigantes: Biblioteca Isaías Paim renova acervo com 600 novos livros infantis

02Histórias que encantam, despertam a imaginação e ampliam o olhar sobre o mundo podem ser uma boa companhia para o período de férias escolares....

Polícias de MS e MG resgatam adolescente vítima de sequestro infantil

Uma ação conjunta entre as Polícias Civis de MS e Minas Gerais resultou no resgate de uma adolescente de 13 anos, vítima de subtração...