quarta-feira, 23/04/2025

Sua ação pode virar referência: SES abre chamada para coletânea de boas práticas em nutrição.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da gerência de Alimentação e Nutrição, anuncia o lançamento da Coletânea de Experiências em Alimentação e Nutrição do Estado, com o objetivo de identificar, valorizar e divulgar ações bem-sucedidas relacionadas à PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) e outras políticas públicas.

A iniciativa visa fortalecer as práticas de saúde no SUS (Sistema Único de Saúde) e promover o intercâmbio de inovações que têm potencial para impactar positivamente a qualidade de vida dos cidadãos.

O chamamento para a coletânea busca, principalmente, apresentar experiências exitosas em diversos eixos da saúde alimentar e nutricional, como a promoção da alimentação saudável, prevenção da obesidade e condições crônicas não transmissíveis, além de estimular a criação de ambientes alimentares saudáveis e a melhoria da gestão das ações de nutrição.

As experiências selecionadas serão hospedadas no “Mapa de Experiências de Promoção, Prevenção e Cuidado em Saúde no MS”, disponível no site Nutrição|MS.

Para o gerente de Alimentação e Nutrição da SES, Anderson Holsbach, a iniciativa é um passo importante para mapear experiências que estão dando certo em âmbito local, para poder estimular outros profissionais de saúde a implementarem as ações de alimentação e nutrição.

“Além disso, existem muitos trabalhos de qualidade sendo realizados e que precisam ser valorizados, então essa é uma forma que a gente encontrou de valorizar os trabalhos e os idealizadores. Esperamos que os profissionais que trabalham com a promoção das ações de alimentação e nutrição, de atividade física e de saúde de forma geral, em especial da APS (Atenção Primária à Saúde), submetam suas ações para dar visibilidade para o que as Secretarias Municipais de Saúde e demais secretarias afins realizam em prol da população”, afirma.

A coletânea, que tem caráter permanente, conta com o apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), por meio do OCCA (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação), e da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). As experiências enviadas serão avaliadas por uma comissão técnica e, as melhores, premiadas com a publicação em um e-book e destacadas em eventos importantes, como o II CONUT-MS (Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul).

A coleta de experiências está aberta para profissionais e gestores do SUS e de outras instituições que atuam em saúde pública, com prazos estabelecidos para a submissão entre 6 de março e 15 de abril de 2025.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios como relevância social, inovação, aplicabilidade e integração com outras políticas públicas, com a chance de os três melhores relatos serem premiados com isenção de inscrição para o congresso, além de participação em mesas temáticas.

Para mais informações, interessados podem acessar o site Nutrição|MS ou entrar em contato pelo e-mail atanenutri@gmail.com.

O cronograma de ações inclui a publicação final dos trabalhos selecionados até 15 de maio de 2025, com o lançamento do e-book previsto para outubro do mesmo ano. A iniciativa reforça o compromisso de Mato Grosso do Sul com a promoção da saúde e o fortalecimento das políticas públicas que beneficiam toda a população.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Projeto ‘Amigos do Parque’ vai acontecer de sexta a segunda neste feriado prolongado

Os atletas, visitante e turistas que aos finais de semana já se acostumaram a ter as vias do Parque dos Poderes fechadas, seja para...

Atividade física nos bairros: pilates transforma vidas no Paulo Coelho Machado

As oficinas esportivas oferecidas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande no Bairro Paulo Coelho Machado, que ocorrem em parceria com a Associação de Mulheres...

Verstappen deixará Red Bull em 2025, diz jornal

Segundo o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Max Verstappen já decidiu que deixará a Red Bull ao fim da temporada 2025 da Fórmula...

PF e CGU investigam fraude de R$ 6,3 bi em benefícios do INSS

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram nesta terça-feira (23) a Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos irregulares...