domingo, 28/12/2025

Situação de estradas e ponte do Pantanal preocupa Zé Teixeira

A situação precária de estradas e ponte na região pantaneira representa uma dificuldade a mais para ser enfrentada pelos produtores rurais. Para garantir a chegada dos insumos nas propriedades e o escoamento da produção e rebanhos, o deputado Zé Teixeira (PSDB) reivindicou esta semana obras emergenciais para a região.

O parlamentar solicitou obras de manutenção nas rodovias MS-168 e MS-423, no trecho conhecido como “Estrada do Aterro”, nos municípios de Corumbá e Rio Verde de Mato Grosso. A estrada é a única opção para o tráfego de caminhões boiadeiros e está em situação precária de conservação.

“Em função dos prejuízos com o desgaste dos caminhões, os condutores e as transportadoras estão se recusando a fazer o escoamento da produção local, incluindo o transporte do gado até o recinto de leilões na divisa dos pantanais da Nhecolândia e do Paiaguás”, explica.

A “Estrada do Aterro”, desde seu início na ponte do Rio Taquari, na MS-168, recebe aproximadamente 5 mil animais por mês em comitivas pantaneiras e serve como ponto de escoamento das fazendas vendedoras para os compradores até a Serra da Alegria, na MS-423.

O deputado Zé Teixeira também solicitou providências urgentes do Governo do Estado para a reconstrução da ponte de madeira sobre o Rio Naitaca, na rodovia MS-195, entre os municípios de Porto Murtinho e Corumbá.

“Recebemos reivindicações de produtores rurais da Região do Nabileque que pediram a reconstrução da ponte de madeira atingida por um incêndio. A via é essencial para a pecuária local, permitindo a retirada do gado e o abastecimento das propriedades rurais durante todo o ano”, explica o deputado.

Desta forma, a ponte danificada impossibilita a passagem dos caminhões e carretas que fornecem insumos às propriedades e transportam os animais. “Ressaltamos a importância da pecuária naquela região, atividade que tem contribuído para o desenvolvimento e a história de Mato Grosso do Sul, sem contar o incremento atual ao turismo no Pantanal”, destaca Zé Teixeira.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Projeto em escola rural impulsiona inovação e permanência no campo em MS

Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, a Escola Estadual Nova Itamarati, em Ponta Porã, desenvolve um projeto que alia educação, tecnologia...

Brasil amplia exportação de produtos agropecuários para quatro países

O governo brasileiro concluiu negociações fitossanitárias com Marrocos, Iraque, Singapura e Argentina, abrindo novas oportunidades para produtos do agronegócio nacional. Nos três primeiros países,...

Armas são apreendidas após caso de violência doméstica em Dourados

Uma equipe do 3º BPM apreendeu duas armas de fogo após atender uma ocorrência de violência doméstica no bairro Vila Progresso, em Dourados. O...

Foguete sul-coreano HANBIT-Nano explode na Base de Alcântara

O foguete HANBIT-Nano, primeiro lançamento comercial a partir da Base de Alcântara, no Maranhão, explodiu minutos após a decolagem na noite de segunda-feira (23)....