segunda-feira, 14/07/2025

Setembro Amarelo: Central de Alternativas Penais de Dourados promove acolhimento emocional para apenados

Com foco em apoiar a saúde mental dos apenados, a Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) de Dourados lançou uma campanha especial para o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e ao cuidado com a saúde mental.

Inaugurada em julho deste ano, a CIAP tem seu trabalho voltado ao acolhimento e reintegração de pessoas condenadas a penas alternativas, após audiência com o juiz da Vara de Execução Penal, que podem incluir penas restritivas de direitos, transação penal, suspensão condicional do processo, e outras medidas de justiça restaurativa.

A campanha ‘Estourando a Dor’ foi desenvolvida para proporcionar um suporte emocional adicional. Ao chegar à CIAP, os apenados são recebidos pela equipe multidisciplinar e são convidados a participar de uma atividade simbólica e terapêutica: estourar um balão. Este balão contém papéis com nomes de sentimentos ruins que a pessoa está sendo incentivada a deixar para trás.

“A ideia é que, ao estourar o balão, a pessoa possa simbolicamente liberar as emoções negativas que carrega”, explica a diretora da CIAP, policial penal Cláudia Rios. “Dentro do balão, eles encontrarão uma mensagem acolhedora, reforçando nosso compromisso com seu bem-estar emocional”.

A psicóloga Kelli Oliveira Rocha e a assistente social Zelandia Aparecida Pereira Rodrigues de Castilho, parte fundamental da equipe, destacam o impacto positivo da atividade. “Estamos vendo uma recepção muito calorosa. Os apenados estão participando ativamente e expressando que se sentem mais apoiados e compreendidos”, afirma Kelli.

A iniciativa reflete o compromisso da CIAP em oferecer não apenas alternativas penais, mas também um caminho para a recuperação emocional e a reintegração social. A equipe acredita que, ao abordar a saúde mental com empatia e suporte, contribui-se para a redução da reincidência e para um sistema de justiça mais humanizado.

A campanha ‘Estourando a Dor’ busca, por meio da inovação e o cuidado, demonstrar como podem transformar a experiência de cumprimento de penas alternativas, proporcionando uma nova perspectiva de esperança e reintegração para aqueles que estão no processo de recuperação e recomeço.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Pesquisa aponta desaprovação de Lula em 51,8%

Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada em 8 de julho revela que o presidente Lula (PT) é desaprovado por 51,8% dos eleitores brasileiros, enquanto 47,3% aprovam seu...

Zé Teixeira propõe obras e ações sociais em Dourados e Ivinhema

O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) apresentou, nesta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, três indicações voltadas ao desenvolvimento urbano...

Beto Pereira critica tarifa de 50% dos EUA e defende soberania nacional

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) condenou a imposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras para os Estados Unidos, considerada uma...

Capital da Rota Bioceânica protagoniza evento focado no empreendedorismo feminino

Campo Grande se consolida no cenário do desenvolvimento internacional ao sediar o Femedi Summit, evento que reúne mulheres empreendedoras, lideranças políticas, especialistas em comércio...